Descrição
O Plano Urbanístico do Parque Dom Pedro II foi elaborado a partir de uma análise urbanística que buscou abranger as suas características geográficas, a transformação urbana, seus atributos físicos e funcionais, o processo de urbanização da cidade e, em particular, as inúmeras obras viárias incorporadas ao longo da evolução histórica da região incidente ao Parque Dom Pedro II. Desenvolvido, em 2011, em uma parceria da Prefeitura de São Paulo, a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU/USP) e os escritórios UNA, H+F e Metrópole Arquitetos, o referido Plano propõe uma nova caracterização para a relação entre o Centro e a Zona Leste.
Documentação adicional
Implementação do plano urbanístico parque dom pedro ii.pdf (PDF | 2.66 MB)
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Desenvolver atrativos para o polo cultural no entorno do Parque. Isso envolve ampliar acessibilidade aos serviços como SESC, aos centro culturais do Banco do Brasil e da Caixa, além de viabilizar uma rota comercial entre a Rua do Gasômetro, Mercado Municipal e rua 25 de Março
Nenhum comentário • 14/03/2022 •
Parabenizamos e apoiamos as iniciativas apontadas no Plano para reorganização viária com a proposta demolição dos viadutos existentes, bem como a reorganização do terminal de ônibus e integração com o novo Expresso Tiradentes e a futura implantação do BRT - Radial Leste.
1 comentário • 14/03/2022 •
Sugestão de intervenções e abrangência do Plano para sua conexão com o Centro Histórico.
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Drenagem e qualidade hídrica para renovação da relação natureza x cidade.
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Sugestões para aprofundamento do plano e detalhamentos do projeto na escala do pedestre.
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Vocação comercial e de serviços da área e seu entorno e incentivo ao uso misto ligado a dinamização da região.
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Comentários para integração legal e viabilização do Plano Urbanístico.
Nenhum comentário • 14/03/2022 •
A mobilidade ativa é fundamental para o movimento das pessoas na região do Pq. D. Pedro. O plano deve considerar uma reforma completa das calçadas para fiquem acessíveis e sinalizadas, garantindo maior segurança a todos.
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A região do Pq D. Pedro abriga grande quantidade de pessoas em condição social vulnerável e de miséria. É preciso que as ações sejam sistemáticas para diminuir a desigualdade social.
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Através do zoneamento, não exigir recuos nem vagas de garagem nas futuras construções que estão previstas ao redor do parque.
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Integração, paisagem urbana e calçamento
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Necessária demolição de todos os elevados, e não alguns; projeto do novo terminal
1 comentário • 01/03/2022 •
- Construção de Túneis na Avenida do Estado; - Derrubada do viaduto Diário Popular; - Retirada do Terminal de ônibus seria deslocado para a região do Pátio do Pari; - Criação de um parque público, cuja administração seria concedida à iniciativa privada; - Reforma Quartel 2o Batalhão.
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Incentivar investimentos comerciais e residenciais na região para que aumente o fluxo de pessoas e consequente segurança.
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Se faz necessário valorizar os rios e permitir a absorção da chuva pelo solo.
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Retirar a alça de acesso da avenida do Estado sentido Marginal para o viaduto do Glicério. Os carros sentido viaduto que vem da avenida do Estado passariam a utilizar o viaduto Governador Abreu Sodré.
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Aproveitar as intervenções subterrâneas para veículos