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Reestruturação das calçadas

Fabio Cavalheiro Fabio Cavalheiro  •  14/03/2022  •    Nenhum comentário

Código da proposta: 3127

A mobilidade ativa é fundamental para o movimento das pessoas na região do Pq. D. Pedro. O plano deve considerar uma reforma completa das calçadas para fiquem acessíveis e sinalizadas, garantindo maior segurança a todos.

A cidade de São Paulo possui em sua história mais de trinta leis e decretos que definem a condição adequada de calçadas e sarjetas. No Parque Dom Pedro elas não são aplicadas. São inúmeros passeios desnivelados, em largura inferior a 1,20m, sem sinalização para pedestres, PCDs, e pessoas com mobilidade reduzida. No entorno do terminal de ônibus as rampas, quando existem, estão em desacordo com a norma regulamentadora, colocando em risco a vida das pessoas. Além disso, a rua 25 de Março e a ladeira Porto Geral não suportam o fluxo de veículos e pedestres no mesmo espaço. Sugerimos que essas duas ruas sejam fechadas aí tráfego de automóveis durante o dia, com liberação no período noturno para abastecimento das lojas e comércios. Também é necessário proibir o estacionamento de carros no entorno das praças Fernando Costa e Ragueb Choffh, pois nesses locais ocorrem crimes de coação que estimulam a parada inadequada de automóveis e geram conflitos de interesse na ocupação dos espaços. O trajeto a pé, entre o terminal de ônibus, a estação do metrô e o Museu Catavento não possuem sinalização turística, são ocupadas por pessoas sem teto, e tem a limpeza muito precária. É preciso estimular a caminhada a pé, garantindo a segurança e qualidade que o pedestre precisa.

Acessibilidade_a_pé_na_região_do_terminal_Parque_Dom_Pedro_Pôster.JPG
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