Descrição
O Projeto de Intervenção Urbana ARCO LESTE conclui o conjunto de estudos previstos pelo Plano Diretor Estratégico para o Setor Orla Ferroviária e Fluvial da Macroárea de Estruturação Metropolitana - MEM.
O Arco Leste abrange 4.536 ha, compreendidos nas subprefeituras da Mooca, Vila Maria-Vila Guilherme, Penha, Ermelino Matarazzo, São Miguel e Itaim Paulista, conectando a Zona Leste do Município às vigorosas dinâmicas econômicas dos subsetores vizinhos da Orla Ferroviária e Fluvial da MEM, Arco Tietê e Setor Central.
Trata-se de região muito diversa dos territórios citados, com expressivas áreas de precariedade habitacional e baixa qualidade urbanística, particularmente nas subprefeituras de Ermelino Matarazzo e Itaim Paulista.
Nesta etapa, estão sendo apresentados os Elementos Prévios à Elaboração do PIU, compreendendo o Diagnóstico da área e o Programa de Interesse Público associado à futura intervenção. A divulgação deste conteúdo tem como finalidade abrir a discussão do projeto e colher contribuições da sociedade, de modo a permitir uma construção coletiva do PIU.
O Diagnóstico procurou caracterizar as condições de vida e traçar o perfil da população que habita a área de estudo, de forma a identificar os aspectos que poderão ser afetados, positivamente, pelo PIU. O tema da mobilidade tem relevância especial para integração regional e é tratado em um capítulo específico, mesmo sendo um dos aspectos que conformam as condições de vida de uma região. Quanto às atividades econômicas, foram analisados o perfil da produção imobiliária na última década, as principais mudanças de uso e ocupação do solo e a distribuição do emprego, de forma a caracterizar os desequilíbrios e oportunidades, sobretudo em relação aos núcleos comerciais e de serviços, essenciais para dinamizar o cotidiano dos bairros.
Compõem o Programa de Interesse Público a indicação das diretrizes urbanísticas que norteiam o projeto, a viabilidade da transformação pretendida, o impacto ambiental ou de vizinhança esperado, a possibilidade de adensamento construtivo e populacional para a área e o modo de gestão democrática da intervenção proposta.
Informações adicionais
A hipótese urbanística preliminar para desenvolvimento do PIU Arco Leste considera a necessidade de fortalecimento das centralidades identificadas, por meio da convergência de políticas públicas relacionadas ao incentivo à atividade econômica e à ampliação da oferta de empregos, à redução da precariedade habitacional, à qualificação ambiental e a melhorias de mobilidade, possibilitando a extensão de seus atributos às áreas polarizadas do entorno. Para isso, a proposta tem por objetivo estabelecer uma disciplina urbanística específica para o Arco Leste – se necessária - bem como um programa de intervenções alinhado aos objetivos propostos acima e previstos pelo PDE para o Setor Orla Ferroviária e Fluvial da MEM.
https://drive.google.com/file/d/1eZbsilul-Dxpb9fyHp-1tO8ju_kbnTnM/view?usp=sharing
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Sobre o Complexo Viário formado pela Av. Paulo Freire, Av. Airton Pretini e Viad. Eng. Alberto Brada:
No plano da região poderia-se incluir uma Expressificação deste Corredor, uma vez que todo Horario de Rush da Tarde forma-se um Gargalo por conta do Sinal da R. Hely Lopes Meirelles.
Minha Sugestão se dá em:
- uma Alça Subterrânea ligando a R. Hely Lopes Logo depois do Rio Aricanduva (Terreno da Antiga Controlar) Até o Canteiro Central da Av. Airton Pretini;
- uma Bifurcação na Ponte Aricanduva, com 2 Faixas centrais (sentido sul) segregadas a Partir do meio da Ponte para acessar o Viad. Eng. Alberto Brada E 2 Faixas externas Para Seguir a Avenida Airton Pretini por baixo do Viaduto;
- Uma Alça Simples da Via Local da Marginal Tiête até as Faixas Externas da Av. Airton Pretini, com Restrição de Acesso ao Viad. Eng. Alberto Brada (seria um Acesso pra Acessar a Região do Term. Aricanduva Vindo da Marginal).
Interessantíssimo a Expansão da Apoio Norte até a Av. Gov. Carvalho Pinto, Espero que Parte da Conexão Projetada Inclua a Duplicação do Viaduto Domingos Falchuri Netto e uma Passagem Subterrânea Sob a Avenida Paulo Freire.