Descrição
O Projeto de Intervenção Urbana ARCO LESTE conclui o conjunto de estudos previstos pelo Plano Diretor Estratégico para o Setor Orla Ferroviária e Fluvial da Macroárea de Estruturação Metropolitana - MEM.
O Arco Leste abrange 4.536 ha, compreendidos nas subprefeituras da Mooca, Vila Maria-Vila Guilherme, Penha, Ermelino Matarazzo, São Miguel e Itaim Paulista, conectando a Zona Leste do Município às vigorosas dinâmicas econômicas dos subsetores vizinhos da Orla Ferroviária e Fluvial da MEM, Arco Tietê e Setor Central.
Trata-se de região muito diversa dos territórios citados, com expressivas áreas de precariedade habitacional e baixa qualidade urbanística, particularmente nas subprefeituras de Ermelino Matarazzo e Itaim Paulista.
Nesta etapa, estão sendo apresentados os Elementos Prévios à Elaboração do PIU, compreendendo o Diagnóstico da área e o Programa de Interesse Público associado à futura intervenção. A divulgação deste conteúdo tem como finalidade abrir a discussão do projeto e colher contribuições da sociedade, de modo a permitir uma construção coletiva do PIU.
O Diagnóstico procurou caracterizar as condições de vida e traçar o perfil da população que habita a área de estudo, de forma a identificar os aspectos que poderão ser afetados, positivamente, pelo PIU. O tema da mobilidade tem relevância especial para integração regional e é tratado em um capítulo específico, mesmo sendo um dos aspectos que conformam as condições de vida de uma região. Quanto às atividades econômicas, foram analisados o perfil da produção imobiliária na última década, as principais mudanças de uso e ocupação do solo e a distribuição do emprego, de forma a caracterizar os desequilíbrios e oportunidades, sobretudo em relação aos núcleos comerciais e de serviços, essenciais para dinamizar o cotidiano dos bairros.
Compõem o Programa de Interesse Público a indicação das diretrizes urbanísticas que norteiam o projeto, a viabilidade da transformação pretendida, o impacto ambiental ou de vizinhança esperado, a possibilidade de adensamento construtivo e populacional para a área e o modo de gestão democrática da intervenção proposta.
Informações adicionais
A hipótese urbanística preliminar para desenvolvimento do PIU Arco Leste considera a necessidade de fortalecimento das centralidades identificadas, por meio da convergência de políticas públicas relacionadas ao incentivo à atividade econômica e à ampliação da oferta de empregos, à redução da precariedade habitacional, à qualificação ambiental e a melhorias de mobilidade, possibilitando a extensão de seus atributos às áreas polarizadas do entorno. Para isso, a proposta tem por objetivo estabelecer uma disciplina urbanística específica para o Arco Leste – se necessária - bem como um programa de intervenções alinhado aos objetivos propostos acima e previstos pelo PDE para o Setor Orla Ferroviária e Fluvial da MEM.
https://drive.google.com/file/d/1eZbsilul-Dxpb9fyHp-1tO8ju_kbnTnM/view?usp=sharing
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Em relação à mobilidade, por mais importante que seja existir a acessibilidade de qualidade a pedestres e bicicletas, entende-se que a população da zona leste vivencia deslocamentos de longas distâncias, não só para chegar ao centro como também para acessar outros bairros da própria zona. Isto posto, talvez seja relevante investir em algum modal que seja efetivo neste contexto do transporte de massa (como VLT, VLP e ônibus), abordando as conexões propostas das novas centralidades como também o acesso a transporte coletivo já bastante utilizado atualmente pela população residente (trem e metrô).