Descrição
O Projeto de Intervenção Urbana ARCO LESTE conclui o conjunto de estudos previstos pelo Plano Diretor Estratégico para o Setor Orla Ferroviária e Fluvial da Macroárea de Estruturação Metropolitana - MEM.
O Arco Leste abrange 4.536 ha, compreendidos nas subprefeituras da Mooca, Vila Maria-Vila Guilherme, Penha, Ermelino Matarazzo, São Miguel e Itaim Paulista, conectando a Zona Leste do Município às vigorosas dinâmicas econômicas dos subsetores vizinhos da Orla Ferroviária e Fluvial da MEM, Arco Tietê e Setor Central.
Trata-se de região muito diversa dos territórios citados, com expressivas áreas de precariedade habitacional e baixa qualidade urbanística, particularmente nas subprefeituras de Ermelino Matarazzo e Itaim Paulista.
Nesta etapa, estão sendo apresentados os Elementos Prévios à Elaboração do PIU, compreendendo o Diagnóstico da área e o Programa de Interesse Público associado à futura intervenção. A divulgação deste conteúdo tem como finalidade abrir a discussão do projeto e colher contribuições da sociedade, de modo a permitir uma construção coletiva do PIU.
O Diagnóstico procurou caracterizar as condições de vida e traçar o perfil da população que habita a área de estudo, de forma a identificar os aspectos que poderão ser afetados, positivamente, pelo PIU. O tema da mobilidade tem relevância especial para integração regional e é tratado em um capítulo específico, mesmo sendo um dos aspectos que conformam as condições de vida de uma região. Quanto às atividades econômicas, foram analisados o perfil da produção imobiliária na última década, as principais mudanças de uso e ocupação do solo e a distribuição do emprego, de forma a caracterizar os desequilíbrios e oportunidades, sobretudo em relação aos núcleos comerciais e de serviços, essenciais para dinamizar o cotidiano dos bairros.
Compõem o Programa de Interesse Público a indicação das diretrizes urbanísticas que norteiam o projeto, a viabilidade da transformação pretendida, o impacto ambiental ou de vizinhança esperado, a possibilidade de adensamento construtivo e populacional para a área e o modo de gestão democrática da intervenção proposta.
Informações adicionais
A hipótese urbanística preliminar para desenvolvimento do PIU Arco Leste considera a necessidade de fortalecimento das centralidades identificadas, por meio da convergência de políticas públicas relacionadas ao incentivo à atividade econômica e à ampliação da oferta de empregos, à redução da precariedade habitacional, à qualificação ambiental e a melhorias de mobilidade, possibilitando a extensão de seus atributos às áreas polarizadas do entorno. Para isso, a proposta tem por objetivo estabelecer uma disciplina urbanística específica para o Arco Leste – se necessária - bem como um programa de intervenções alinhado aos objetivos propostos acima e previstos pelo PDE para o Setor Orla Ferroviária e Fluvial da MEM.
https://drive.google.com/file/d/1eZbsilul-Dxpb9fyHp-1tO8ju_kbnTnM/view?usp=sharing
Muito importante o fortalecimento das centralidades periféricas mais distantes do Centro. O trecho Marechal Tito II e III atraem os consumidores dos municípios vizinhos Itaquaquecetuba, Ferraz de Vasconcelos e Poa.