Javascript não suportado Flexibilizar regras da Zona de Estruturação Urbana
Início
Voltar

Flexibilizar regras da Zona de Estruturação Urbana

Francisco Neves Francisco Neves  •  13/10/2022  •    5 comentários

Código da proposta: 3270

A ZEU - Zona de Estruturação Urbana possui regras gerais extremamente permissivas visando o adensamento ao longo dos eixos de transporte público. Embora correta nos princípios tem acarretado problemas em bairros predominantemente residenciais, como por exemplo o Jardim São Paulo, em Santana.

A partir de solicitação popular e de estudos específicos os critérios de definição dos limites e dos instrumentos urbanísticos das ZEU's poderão ser alterados na lei de Uso do Solo em regiões específicas da cidade nas quais as modificações urbanísticas estejam causando mais efeitos negativos do que os positivos esperados. 

Em especial no bairro jardim São Paulo, no distrito de Santana, a ZEU engloba praticamente todo o bairro, conforme imagem anexa, cujos edifícios sem limites de altura e muito próximos uns dos outros já causam diversos transtornos, principalmente no trânsito e na paisagem. Apenas em uma pequena parcela há restrição de altura dos prédios em função de lei que protege a Estação Metereológica do Mirante de Santana, que por sua vez também está em risco por conjunto de prédios que ultrapassam sua altura fora dos limites da lei. Além disso existem importantes ZEPAM's representadas pelas faixas da Antiga Adutora Cabuçu, do antigo Tramway da Cantareira e do Parque Domingos Luiz, cujas paisagens e funções urbanas estão ameaçadas pela verticalização agressiva.     

zoneamento_Jd_SP.JPG
zoneamento_Jd_SP.JPG


Você precisa acessar sua acessar sua conta ou se registrar nova conta para fazer um comentário
  • Valeria Rueda

    A verticalização EXCESSIVA é prejudicial em vários aspectos, lençol freático, insolação, ventilação de todas as moradias da área e consequentemente para sua população além do aumento excessivo do trânsito.

    Nenhuma resposta
    • Michel Hoog Chaui do Vale

      A verticalização precisa ser controlada e ter limites. A paisagem, a história do bairro, a qualidade ambiental, enfim a identidade dos bairros onde incidem ZEU estão seriamente ameaçadas. Limitação de altura e redefinição de perímetro de ZEU já!

      Nenhuma resposta
      • Stringuer

        A verticalização Excessiva é uma consequência positiva ao bairro, uma vez que a Linha 1 - Azul do Metropolitano atende a área e a demanda por moradia perto do transporte ferroviário é enorme.
        Quanto aos Mirantes, vale a pena explorar soluções de "praças suspensas" com um andar no meio do prédio dedicado à um espaço público com vista para a cidade.

        • Ayrton

          Apenas vejo como positivo o lado das construtoras. Para os atuais residentes do bairro, evidentemente é negativo. Deveria ser limitado o número de empreendimentos e também o gabarito.

          Nenhuma resposta
          • Maria Aparecida Visconti

            nenhuma verticalização excessiva é positiva

            Nenhuma resposta
          Voltar para o Início