Processo de consulta pública
Código da proposta: 3305
Hoje na Cidade, especialmente nas Zonas Norte e Leste, existem diversos corredores de ônibus com sua Capacidade no Limite que atendem eixos relativamente planos e que possuem espaço para um Upgrade.
A proposta se baseia no fato que a cidade possuí uma extensa malha de transporte coletivo rodoviário que opera com taxas de Lotação por m² muito maiores que os padrões de conforto internacional, necessitando assim de veículos de maior capacidade. Os Principais corredores-teste, de acordo com o informe mensal de demanda SPTrans, seria um dos seguintes candidatos:
- Corredor Paissandú-Rio Branco-São Vicente-Inajar-Cachoeirinha;
- Corredor Sé-Celso Garcia-Cons. Carrão-Vila Carrão
- Corredor Bandeira-Interlagos-Guarapiranga-Jd. Ângela;
- Corredor de Trólebus S. Mateus-Mateo Bei-Cons. Carrão-Metrô Carrão;
- Corredor São Miguel-Praça do Forró-Marechal Tito-CPTM Itaim Paulista-Timbúrcio de Souza;
A fim de facilitar a implantação e reduzir custos, eu como autor recomendo as seguintes específicações das Linhas e Trens:
- Linhas a base de rede àrea p/ Alimentação dos trens via catenárias (em oposição ao Trilho energizado,que é mais caro);
- Bitola Métrica ou Internacional (p/ Curvas);
- Composições de 3 à 4 carros, com 4 portas/vagão e passagem livre entre Vagões;
- Sistema ATC e ATO para viabilizar portas de plataforma (e CBTC em linhas de alta demanda, para automatização driveless);
- Estações sem pré-embarque, pagamento de tarifa na composição com BU;
- Sistema de segurança inteligente e times de Cobradores à paisana para evitar a evasão de tarifa;
- Estações Simples de Piso baixo em paradas de baixa demanda, Estações de piso Baixo e Portas de Plataforma em paradas de alta demanda.