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VLTzação de Corredores de Ônibus

Stringuer Stringuer  •  17/10/2022  •    Nenhum comentário

Código da proposta: 3305

Hoje na Cidade, especialmente nas Zonas Norte e Leste, existem diversos corredores de ônibus com sua Capacidade no Limite que atendem eixos relativamente planos e que possuem espaço para um Upgrade.

A proposta se baseia no fato que a cidade possuí uma extensa malha de transporte coletivo rodoviário que opera com taxas de Lotação por m² muito maiores que os padrões de conforto internacional, necessitando assim de veículos de maior capacidade. Os Principais corredores-teste, de acordo com o informe mensal de demanda SPTrans, seria um dos seguintes candidatos:

- Corredor Paissandú-Rio Branco-São Vicente-Inajar-Cachoeirinha;

- Corredor Sé-Celso Garcia-Cons. Carrão-Vila Carrão

- Corredor Bandeira-Interlagos-Guarapiranga-Jd. Ângela;

- Corredor de Trólebus S. Mateus-Mateo Bei-Cons. Carrão-Metrô Carrão;

- Corredor São Miguel-Praça do Forró-Marechal Tito-CPTM Itaim Paulista-Timbúrcio de Souza;

A fim de facilitar a implantação e reduzir custos, eu como autor recomendo as seguintes específicações das Linhas e Trens:

- Linhas a base de rede àrea p/ Alimentação dos trens via catenárias (em oposição ao Trilho energizado,que é mais caro);

- Bitola Métrica ou Internacional (p/ Curvas);

- Composições de 3 à 4 carros, com 4 portas/vagão e passagem livre entre Vagões;

- Sistema ATC e ATO para viabilizar portas de plataforma (e CBTC em linhas de alta demanda, para automatização driveless);

- Estações sem pré-embarque, pagamento de tarifa na composição com BU;

- Sistema de segurança inteligente e times de Cobradores à paisana para evitar a evasão de tarifa;

- Estações Simples de Piso baixo em paradas de baixa demanda, Estações de piso Baixo e Portas de Plataforma em paradas de alta demanda.

 

 


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