Processo de consulta pública
Código da proposta: 3319
Aumento de ECOPONTOS dos bairros de SP, DIVULGAÇÃO MAIS AGRESSIVA para popularização de seu uso e CONTROLE MAIS AGRESSIVO para identificação e responsabilização dos que descartam materiais em locais inapropriados.
ECOPONTOS: Hoje vemos descartes de móveis,entulhos, etc... feito em calçadas e até ruas e muitas das vezes temos um ecoponto muito perto. A proposta é a criação de um programa mais agressivo para divulgação dos ECOPONTOS dos bairros de SP e incentivar seu uso e conscientização da população de que cada um deve fazer a sua parte para que tenhamos uma cidade mais organizada e ecologicamente correta.
IDENTIFICAÇÃO DOS ECOPONTOS: Abrir concurso para que os grafiteiros e outros tipos de artistas participem da personalizaçao dos muros dos ecopontos, isso ajuda no engajamento da causa.
CONTROLE E MULTA: Nos pontos viciados onde se colocam de tudo (móveis, restos de construção, lixo, restos de tecidos, etc...) criar programa mais severo para IDENTIFICAR e MULTAR os responsáveis e transformar, revitalizar o local.
ENGAJAMENTO DA POPULAÇÃO: 1. De acordo com o tipo de vício do bairro, alguns como restos de tecidos encontrados nas ruas do Brás, Bom Retiro, etc..., criar um programa para que estes materiais sejam enviados a um local específico para serem reaproveitados (cooperativa, etc...); 2. Incentivar revitalização das calçadas onde hoje se joga entulho colocando hortas comunitárias a serem mantidas pelos moradores do bairro por exemplo;
MULTAS: Melhorar a vigilância destes locais viciados com câmeras com participação e ajuda dos comerciantes do bairro pois terá efeito positivo para todos dando algum tipo de incentivo como redução de impostos, do IPTU, etc...