Javascript não suportado REVITALIZAÇÃO DO INCINERADOR VERGUEIRO
Início
Voltar

REVITALIZAÇÃO DO INCINERADOR VERGUEIRO

Susie Luna Susie Luna  •  20/10/2022  •    31 comentários

Código da proposta: 3372

O prédio do Incinerador Vergueiro construído em 1968, queimou resíduos durante anos, gerando poluição e contaminação do solo e do ar, abandonado há 20 anos. Temos um bem público que pode ser transformado, através da ZEPEC/APC, em um centro cultural e escola de educação ambiental.

Historicamente a edificação, apelidada de Usina Verde, já teve seu território protegido por diversas mobilização comunitárias, na década de 1990 a população do entorno já manifestava seu descontentamento com a região devido a queima de lixo doméstico e hospitalar, isso gerava fumaça preta lançada na atmosfera. Dessa forma, os moradores da região e a Escola Estadual Cel. Raul Humaitá insistiram com a prefeitura para que encerrasse a queima de lixo, e isso finalmente aconteceu no ano de 2022. De 2002 até hoje, todas as discussões e iniciativas a respeito da utilização da área da Usina trazem sempre a devolutiva da prefeitura que ali no terreno não seria possível sua utilização devido ao solo contaminado, e há também a interesses conservadores de voltar a queima de lixo no local. Diante disso, nosso debate junto a subprefeitura do Ipiranga vem desde 2019 de encontro com a ideia de um espaço social com seu uso decidido pela própria comunidade, como forma de desenvolver o sentimento de pertencimento e a apropriação do espaço público, essa proposta resgata uma reflexão mais profunda que é o direito à cidade. Nossa proposta mostra o quanto é necessário uma mobilização conjunta com a comunidade, no sentido de transformação do espaço interno e externo da Usina e transformação do seu uso, as discussões caminham para um espaço multiuso com centro cultural e escola de educação ambiental, valorizando assim a cultura do bairro, a memória da edificação e valorização da consciência ambiental, esses três pilares tem guiado nosso grupo, que é composto de artistas do bairro, agentes socioambientais, moradores da região e de outras regiões da cidade.

COMUNIDADE PLANTANDO NO ESPAÇO DA USINA
COMUNIDADE PLANTANDO NO ESPAÇO DA USINA

Documentos (2)


Você precisa acessar sua acessar sua conta ou se registrar nova conta para fazer um comentário
  • marcelo akiyoshi

    O terreno poderia ser utilizado para a construção de um parque ou uma super praça com eventos de feira ao ar livre.
    Seria transformar um local que já foi utilizado como poluidor em um destinação completamente verde!
    Trata-se de um imóvel da prefeitura que poderia ser destinado à construcao de parques e praças tão carentes na cidade!

    Nenhuma resposta
    • Camila Sousa

      Um espaço com muito pontencial de se transformar nu
      Espaço útil interessante pra comunidade!! Ideias e iniciativas maravilhosas

      Nenhuma resposta
      • larissa.c

        O incinerador está abandonado há muito tempo e sua história dá pistas da transformação pela qual a região passou ao longo do processo de urbanização de São Paulo. É incrível ter a possibilidade de preservar a história e memória desse local, mas ao mesmo tempo dando novos usos e pensando em novas propostas que contemplam a cultura e o meio-ambiente. Cabe lembrar que os espaços próximos ao transporte público (metrô santos-imigrantes) são sempre muito importantes e alvo de disputas imobiliárias, então é essencial que em meio a tantas novas construções que vem surgindo na região, se preserve e se qualifique o ex-incinerador para criar um espaço cultural que abrace os anseios da população da região.

        Nenhuma resposta
        • simone.k

          Projeto muito relevante para a comunidade e para o meio ambiente!

          Nenhuma resposta
          • Neia Emmerick

            Por mais equipamentos culturais nos bairros de São Paulo

            Nenhuma resposta
            • Cecilia Hoe

              Pela preservação de prédios históricos e mais equipamentos culturais na cidade de SP.

              Nenhuma resposta
              • Ronaldo de Castro

                Importante preservar e utilizar espaços como este, beneficiando profissionais da arte e a população do bairro e o público em geral.

                Nenhuma resposta
                • Maria Teresa Thomaz

                  Apoiado.

                  Nenhuma resposta
                  • Osvaldo Pantiga

                    Considero importante que se faça uma parceria público privada, o que proporcionará a adequada reforma e preservação do patrimônio público.

                    Nenhuma resposta
                    • Julie

                      Apoiado! Muito benéfico para a comunidade.

                      Nenhuma resposta
                      Voltar para o Início