Processo de consulta pública
Código da proposta: 3399
Implantar o processo de gestão de resíduos nos estabelecimentos de ensino.
"O Projeto de Lei 11.240/2018 torna obrigatória a instalação de lixeiras para a coleta seletiva nas escolas públicas e privadas do Brasil e ainda, propõe promover palestras de conscientização dos alunos acerca da importância da coleta seletiva para a reciclagem e o meio ambiente. PL ainda em fase de tramitação."
IMPLANTAR o processo da coleta seletiva, com a instalação de coletores e destinação final ambientalmente correta, em todos os estabelecimentos de ensino da cidade, sendo públicos ou privados.
Os coletores deverão ser separados apenas em duas categorias: Orgânico (cor marrom) e reciclável (cor azul). Diferente do que está proposto na PL 11.240/2018, não é necessário implementar coletores de 4 cores (amarelo, azul, vermelho e verde), uma vez que, o modelo de reciclagem no estado de São Paulo, direciona os resíduos para as cooperativas, que é onde ocorre a separação e triagem do material. Não realizamos coleta por categoria de resíduos, sendo assim, a implantação dos coletores de 4 cores, é apenas desperdício de recursos financeiros.
PRIORIZAR a retirada e coleta dos resíduos por cooperativas locais, com o objetivo de fomentar a economia local e ainda, tornar o processo mais sutentável.
PROMOVER campanha de educação ambiental e orientar a implantação do processo da coleta seletiva