Processo de consulta pública
Código da proposta: 3403
Priorizar a aplicação de recursos de compensação ambiental na implantação de parques e na proteção das demais áreas verdes previstas no PLANPAVEL e no PDE. #proposta discutida e apoiada pelo Fórum Verde#
A perda de áreas florestadas na capital é muitas vezes compensada com plantio de mudas, jardins verticais e outras medidas incapazes de reter a biodiversidade ou aumentar a conectividade necessária para a fluidez dos processos ecológicos.
Ao mesmo tempo, a cidade de São Paulo não pode mais se dar ao luxo de perder áreas de bosques e matas em bom estado de preservação, principalmente aquelas elencadas no PLANPAVEL (Plano Municipal de Áreas Protegidas, Áreas Verdes e Espaços Livres) e destinadas a futuros parques. Portanto, é urgente que as verbas de compensação e multas do FMMA (Fundo Municipal de Meio Ambiente) sejam prioritariamente destinadas para a proteção dessas áreas, algo que não vem ocorrendo na cidade.
Com o excesso de verticalização na ZEU estamos perdendo fundos que quintais arborizados, fachadas de casas, arvores de calçadas, e praças prometidas foram canceladas, legislação do PDE diminuiu recuos, diminuiu áreas permeáveis, áreas de encostas verdes sendo desmontadas para construções de torres imensas.