Javascript não suportado MANTER O ESPAÇO ITAÚ DE CINEMA DA R. AUGUSTA E CINE CAFÉ FELLINI
Início
Voltar

MANTER O ESPAÇO ITAÚ DE CINEMA DA R. AUGUSTA E CINE CAFÉ FELLINI

Lucas Tibau Lucas Tibau  •  23/10/2022  •    2 comentários

Código da proposta: 3445

Manutenção do Espaço Itaú de Cinema da R. Augusta 1.470 e Cine Café Fellini. A cidade precisa preservar seu patrimônio histórico/cultural. Não há sentido urbanístico de acabar com um casarão dos anos 50, espaço público de convivência, dos poucos cinemas de rua restantes em SP.

QUASE 30 MIL ASSINATURAS! Patrimônio histórico e cultural de SP!

Um casarão dos anos 50 que já sediou o Instituto Goethe de cultura alemã e que revitalizou a R. Augusta e região da Paulista com sua abertura nos anos 90. Comprado por uma incorporadora que quer demoli-lo para construir um prédio, em região altamente frequentada pelos atrativos culturais, com pessoas de todos os lugares da cidade.

O PDE prevê (Art. 61) a Zona Especial de Preservação Cultural (ZEPEC), uma área de proteção de espaços que "dão suporte ao patrimônio imaterial e/ou a usos de valor socialmente atribuído".

No Art. 63, III, a ZEPEC - Área de Proteção Cultural (APC) menciona "imóveis de produção e fruição cultural, destinados à formação, produção e exibição pública de conteúdos culturais e artísticos, como teatros e cinemas de rua [...]".

No espaço, são continuamente realizados inúmeros debates, eventos, mostras e cursos de cinema, além de ser local de grande fruição da cidadania pública por proporcionar o convívio coletivo. Neste momento, abriga a 46a Mostra Internacional de Cinema, evento muito importante para o cinema brasileiro e para o município.

Portanto, o Anexo do Espaço Itaú de Cinema, e o Cine Café Fellini devem ser MANTIDOS e definidos como patrimônio cultural e histórico da cidade, pelo instrumento legal que para tanto seja mais adequado, seja ele ZEPEC, tombamento ou outro.


Você precisa acessar sua acessar sua conta ou se registrar nova conta para fazer um comentário
  • André Felipe D ‘Amato

    Apoiado. Faz parte da história e cultura audiovisual da cidade de são Paulo

    Nenhuma resposta
    • Henrique Ricci

      APOIADO! Esse cinema é importantíssimo. E além do cinema, a preservação da Rua Augusta pela vocação CULTURAL e COMERCIAL, impedindo que o rastro de descaracterização e destruição das incorporadoras que não possuem nenhuma noção urbana e social. As incorporadoras e construtoras se aproveitam do bairro que foi criado pela população, se apropriam, vendem e destroem.

      Nenhuma resposta
      Voltar para o Início