Processo de consulta pública
Código da proposta: 3463
Necessário que o Termo de Compromisso Ambiental (TCA) adote critérios mais rigorosos para aumentar sua efetividade como instrumento voltado à manutenção da densidade arbórea e dos serviços ambientais prestados pela vegetação sujeita à manejo arbóreo, principalmente em bairros mais adensados
Solicita-se que os TCA adotem critérios mais rigorosos para a preservação dos indivíduos arbóreos existentes e a manutenção local da densidade arbórea, nessa ordem de prioridade:
Preservar ao máximo os indivíduos arbóreos existentes, inclusive por meio da adaptação do projeto executivo e do método construtivo;
Havendo a necessidade de remoção, priorizar o transplante para: 1) o mesmo terreno; 2) outro terreno ou calçada, praça ou parque no entorno próximo, no mesmo bairro;
Não sendo possível o transplante, priorizar o plantio compensatório: 1) no mesmo terreno; 2) em outro terreno ou calçada, praça ou parque no entorno próximo, no mesmo bairro;
Quando não possível todo plantio compensatório no imóvel, ou em outro terreno, calçada, praça ou parque no entorno próximo, no mesmo bairro, deve ser comprovada a impossibilidade mediante manifestação fundamentada no próprio TCA.
(sistema com possível bug, ver PDF em anexo)
A destruição das árvores tem de parar, e como sugerido medidas compensatórias. Muito bom. Apoiado
Preservar é preciso
Vemos, atualmente, muito descaso neste tema. O que torna esta proposta muito relevante.
A derrubada de árvores para construção de prédios que está acontecendo não pode continuar.
Os Distritos da SUBPREFEITURA DE PINHEIROS são muito diferentes em muita coisa especialmente no que diz respeito às áreas verdes. O distrito de Pinheiros é o de menor cobertura verde e na média, considera-se adequado mas não é justo calcular pela média considerando que os outros distritos tem áreas verdes muito acima do restante da cidade.
Estamos vendo áreas verdes destroçadas, dando lugar a empreendimentos gigantescos. A perda de uma árvore representa a perda de vidas silvestres, de qualidade de vida, solo permeável, ventilação, ar mais puro. Uma árvore não é só UMA árvore.
Preservação é o único caminho para a qualidade de vida. Proposta apoiada!
Outro absurdo: a falta de crritérios na preservação do meio ambiente, com árvores decepadas enquanto há outras que as pessoas pedem poda para que não caiam sobre casas.
Estamos perdendo não apenas as áreas verdes, perdemos a vida dos animais, insetos benéficos, oxigênio, beleza. As arvores são pouco respeitadas nas ZEU.
Indispensável à qualidade de vida, inclusão e pertencimento