Javascript não suportado Adoção de Estoque Construtivo Máximo por quadra
Início
Voltar

Adoção de Estoque Construtivo Máximo por quadra

Michel Hoog Chaui do Vale Michel Hoog Chaui do Vale  •  24/10/2022  •    9 comentários

Código da proposta: 3476

Necessidade de adotar um limite no total de área construída por quadra. Atualmente, não há esse limite e o estímulo ao adensamento construtivo em ZEU tem gerado excesso de área construída, com distorções na qualidade ambiental e sobrecarga nas infraestruturas das regiões apontadas como ZEU.

Necessidade de adotar um limite no total de área construída por quadra. As infraestruturas e os sítios urbanos definidos como ZEU apresentam restrições frente à pressão pelo adensamento construtivo incentivado pela legislação atual.

O meio físico (recursos hídricos, ifnraestruturas verdes, construções pré-existentes, espaços públicos etc.), o conforto ambiental (insolação, ventilação, prevenção de ilhas de calor) e a saúde pública têm sido altamente impactados pelo adensamento construtivo desordenado e a criação de ônus para o espaço urbano decorrentes do excessivo e descontrolado adensamento.

É preciso estabelecer um limite máximo de área construída por quadra, considerando as incomodidades geradas, a preservação de condições desejáveis de conforto ambiental e a capacidade das infraestruturas instaladas nos diferentes locais, adotando-se restrições responsáveis que atendam a esses critérios, devidamente debatidas com as comunidades e respaldadas por pareceres técnicos dos especialistas. 

Para tanto, deverá se estabeler já na revisão do PDE PRAZOS para sua implementação e sua consolidação através, por exemplo, dos Planos de Bairro a serem desenvolvidos e aplicados pela Prefeitura.

 

Av. Rebouças, excesso de prédios Marcelo Sonohara/VejaSP
Av. Rebouças, excesso de prédios Marcelo Sonohara/VejaSP


Você precisa acessar sua acessar sua conta ou se registrar nova conta para fazer um comentário
  • majory imai

    As Areas Zeu com os edificios de gabarito ilimitado geram um impacto social negativo a toda o entorno, e apesar do discurso de alinhamento com os ODS da Onu e enfrentamento de mudancas climaticas o que se vê na pratica é que as construções em Zeus seguem Muitos dos ODS da ONU - como ODS 1 - Erradiação de probreza ( ZEU promoveu a elevação exponencial dos valores de m2), Ods 3 de Saúde e Bem estar ( não existe silencio, transito piorou, pontos de algamentos aumentaram, poluição), ODS 7 - energia acessivel e limpa ( tem faltado muito energia no bairro). Todas ODS desrespeitadas, devido a falta de limite construtivo por quadra.

    Nenhuma resposta
    • neiva otero

      Proposta muito pertinente e necessária. É preciso ter equilíbrio na ocupação das quadras/territórios.

      Nenhuma resposta
      • Maria Stella Welker Antoni

        O que vemos é a promoção de ilhas de calor, sem ventilação, sem inserção de sol, prédios espelhados, e redução drástica de solo permeável. Impacto enorme na qualidade de vida, no trânsito, e com as mudanças climáticas favorecendo catástrofes por enchentes.

        Nenhuma resposta
        • Verônica Herschmann

          Fundamental para que se tenha acesso ao sol, a luz

          Nenhuma resposta
          • Denise do Carmo Mirás

            Não é possível que todos os espaços sejam tomados, sem que a gente consiga respirar, ver o céu, e autoridades se omitam.

            Nenhuma resposta
            • Rosanne Guiomar Brancatelli

              O excesso construtivo na ZEU gera uma impacto de vizinhança enorme que não está sendo avaliado, muitas incomodidades, reduzindo a saúde da população, aumentando todo tipo de poluição sonora, no ar, no solo.

              Nenhuma resposta
              • Laurita Salles

                Do jeito que está não há nenhum planejamento do território , mas aprovação por lotes.É preciso um olhar mas próximo e planejado de cada quadra e microregião

                Nenhuma resposta
                • Viviane Cubas

                  Necessário impor restrições para não transformar a cidade nessa coisa caótica.

                  Nenhuma resposta
                  • adriana calabró orabona

                    Isso é muito importante! Apoiado!

                    Nenhuma resposta
                    Voltar para o Início