Javascript não suportado Necessidade de Estudo de Impacto de Vizinhança – EIV nas ZEUs
Início
Voltar

Necessidade de Estudo de Impacto de Vizinhança – EIV nas ZEUs

Michel Hoog Chaui do Vale Michel Hoog Chaui do Vale  •  24/10/2022  •    2 comentários

Código da proposta: 3481

Instaurar pela Prefeitura o controle do adensamento construtivo e seus impactos decorrentes nas ZEUs através de EIV. O adensamento nessas áreas não é acompanhado de análises do impacto do conjunto construído acrescido nas regiões, uma vez que o licenciamento dos empreendimentos é individualizado.

A massa construída sob novos índices de ocupação e aproveitamento, somados à adoção generalizada da outorga onerosa, em um processo de compra de terrenos lote a lote que desobriga a elaboração de estudos de impacto de vizinhança, tem provocado à falta de projeto urbanístico, a devastação e descaracterização do tecido urbano existente. Ou seja, os empreendimentos são realizados de forma individual, mas a legislação incentiva uma transformação no território que impacta pelo conjunto de empreendimentos - e tal conjunto não é analisado, planejado ou limitado de acordo com a realidade de cada local - análise que deveria ser fornecida por um EIV - que constitui instrumento de planejamento, controle urbano e subsídio à decisão do Poder Público para aprovação de projeto, emissão de autorização ou licença para implantação, construção, ampliação ou funcionamento de empreendimentos (...) que possam colocar em risco a qualidade de vida da população, a ordenação urbanística do solo e o meio ambiente, causar-lhes dano ou exercer impacto sobre eles. Tanto em Pinheiros como em outros bairros, (V Mariana, Perdizes etc.) estão sendo devastados usos, tradições e história, rasgado o traçado urbano original, o sentido identitário dos lugares, assim como o verde remanescente do antigo casario, que é com ele derrubado rapidamente e sem dó.

Impacto de vizinhança não mensurado Pinheiros. Fonte Rosanne Brancatelli
Impacto de vizinhança não mensurado Pinheiros. Fonte Rosanne Brancatelli


Você precisa acessar sua acessar sua conta ou se registrar nova conta para fazer um comentário
  • Avatar collective

    Proposta não observa infraestrutura instalada e os efeitos mercadológicos perversos da preservação de edificações de feições suburbanas. Ampliação da cobertura vegetal pode ser feita sem prejuízo ao adensamento. Tradições, memórias e identidades não podem ser justificativa para prejudicar toda a região metropolitana, além de serem aspectos subjetivos num cenário de aguda escassez habitacional.

    Nenhuma resposta
    • Rosalia

      Proposta super bem formulada, pertinente e necessária!

      Nenhuma resposta
      Voltar para o Início