Javascript não suportado Plano de Áreas Verdes e Espaços Livres + porcentagem e indicadores
Início
Voltar

Plano de Áreas Verdes e Espaços Livres + porcentagem e indicadores

Henrique Ricci Henrique Ricci  •  24/10/2022  •    1 comentário

Código da proposta: 3570

A criação de um Plano de Áreas Verdes e Espaços Livres, contando com porcentagens de áreas mínimas para cada região, bairro, ou subprefeitura.

A proposta é a necessária elaboração de um Plano de Áreas Verdes e Espaços Livres que seja robusto e monitorável. Para tal, deve além de simples diretrizes, deve contar com indicadores e metas de aplicação. Deve ser feito o necessário para cumprir as metas.

O programa teria as seguintes etapas:

1- O primeiro trabalho nesse plano é a divisão de cada categoria de espaços livres e áreas verdes, e a ponderação de cada um deles. Contabilizando as funções ecológicas, serviços ecossistêmicos, sociais e de lazer. São exemplos de espaços livres, praças, parques, calçadões, entre outros. E exemplos de áreas verdes, também praças, parques, arborização urbana, áreas de preservação, dentre outras.

2- O segundo é o estabelecimento de índices mínimos de Áreas Verdes e Espaços Livres por bairro e por região. Para tal, devem se criar indicadores relacionados às áreas verdes como porcentagem mínima de área verde, área permeável, arborização, serviços ecossistêmicos. E devem ser criados indicadores para espaços livres, que incluam lazer, acessibilidade, e a porcentagem e proporcionalidade por região.

3- A terceira é a criação de uma comissão permanente, rotativa com participação dos moradores para deliberação, fiscalização e acompanhamento do plano.

 

O plano é complexo, vai exigir competência e é o que uma cidade do tamanho de São Paulo merece. Deve se estender para todas as regiões de São Paulo, não apenas a região central.


Você precisa acessar sua acessar sua conta ou se registrar nova conta para fazer um comentário
  • Gabriel Baptistini

    Acho essencial haver tal proposta para estimular o aumento de áreas verdes em SP. Isso significa maior qualidade de vida para as pessoas numa cidade : convivência social, desestresse, esportes, etc. Em uma cidade onde domina o asfalto, estes ambientes promovem relaxamento e devem ser ampliados em sua totalidade.

    Nenhuma resposta
    Voltar para o Início