Javascript não suportado Estimular o plantio de plantas nativas de SP com enfoque na flora de cerrado
Início
Voltar

Estimular o plantio de plantas nativas de SP com enfoque na flora de cerrado

Ed_Silva Ed_Silva  •  24/10/2022  •    2 comentários

Código da proposta: 3584

Estimular o plantio de espécies nativas do município de SP em canteiros centrais e áreas verdes ajardinadas considerando a lista de espécies do município.

A vegetação de cerrado no Município de São Paulo teve papel importante na ocupação do planalto pelos portugueses que aqui se instalaram, sobretudo os jesuíta no séc. XVI, os quais faziam referência de que os campos aqui presentes eram muito similares aos da terra portuguesa. Apesar de Usteri, no começo do séc. XX, e de Joly, em meados do mesmo século, terem encontrando porções dessa vegetação relativamente conservadas, hoje são raras as porções do território paulistano que possuem fragmentos de uma história da paisagem importante para a nossa formação e com importate diversidade de flora, podendo ser considerada praticamente extinta.

Dessa forma, e considerando que as espécies de cerrado contribuem para menor manutenção e menor uso de água, sendo mais econômicas e sustentáveis que o pantio e manutenção de gramas exóticas, por exemplo, propoem-se levantar e mapear as áreas verdes, canteiros centrais, praças e outras áreas permeáveis que possam ser passíveis de plantio de espécies nativas de cerrado, sobretudo do estrato herbáceo-arbustivo para o estabelecimento gradual dessas espécies nessas áreas da cidade.

Em paralelo, o estímulo a viveiros locais pode gerar renda e movimento da economia local para bairros que carecem de infra verde, além de permitir que a população reconheça as espécies que aqui existiam antes da urbanização desenfreada. A inserção de espécies nativas do cerrado de SP na malha urbana também permitirá o uso na ed. ambiental e integração com escolas, caso venham a ser adotadas infraestruturas de interpretação ambiental (placas informativas, e.g.). Segue uma das iniciativas no link abaixo como ex.


Você precisa acessar sua acessar sua conta ou se registrar nova conta para fazer um comentário
  • Rosanne Guiomar Brancatelli

    Uma grande iniciativa para a cidade! O Cerrado é um bioma que tem uma grande relevância na cidade, no estado e no país, mas que muitas vezes é deixado de lado. Existem várias espécies frutíferas, florais, aromáticas e que não exigem muito esforço de manutenção. Apoio!

    Nenhuma resposta
    • Henrique Ricci

      Uma grande iniciativa para a cidade! O Cerrado é um bioma que tem uma grande relevância na cidade, no estado e no país, mas que muitas vezes é deixado de lado. Existem várias espécies frutíferas, florais, aromáticas e que não exigem muito esforço de manutenção.

      Nenhuma resposta
      Voltar para o Início