Processo de consulta pública
Código da proposta: 3175
Primeiras Reflexões qualitativas acerca das propostas contidas nos artigos 12, 15 e 21. Meta 8.
Todos os participantes apresentaram grandes críticas quanto às formas pelas quais são acessados os serviços de Segurança Urbana, sendo a principal delas direcionada à questão da centralização na recepção e na prestação desses serviços, tanto no que acarreta sua demora de "repasses" e "deslocamentos" quanto no que acarreta sua baixa qualidade no acolhimento das demandas ("inferiorização do problema; "desqualificação da denúncia"; "desincentivo de continuidade porque vai dar trabalho").
Todas as pessoas souberam apontar a localização de pelo menos uma base da GCM perto de suas casas, e três pessoas expuseram experiências em que pediram socorro em situação de urgência para agentes presentes nos territórios e foram orientadas a "ligar na central". Foi debatido o quanto essa operacionalização da Segurança Urbana alimenta o ciclo de desvalorização do próprio serviço a partir de experiências frustrantes, fazendo com que boa parte da sociedade evite esse contato dali em diante.