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Documento Norteador Da Equipe Multiprofissional Da Atenção Básica – EMAB

Comentários sobre a versão preliminar

atualizado em 03 Jan 2023
Comentários sobre
Anexo 1 - A Procedimentos / Parâmetros de assistência dos Profissioanais da Equipe Multiprofissional Anexo 1 - B Procedimentos / Parâmetros de assistência dos Profissioanais da Equipe Multiprofissional

Comentários (16)


Fora do período de participação
  • Juliana Kurihara Reis

    No anexo 1A adequar o tempo de consulta de 1ª vez para 1 hora, considerando os desdobramentos e orientações que esses atendimentos requerem, aumentando sua resolutividade.

    Nenhuma resposta
    • Juliana Kurihara Reis

      Nos anexos, enfatizar que "As metas estabelecidas na portaria nº 538/2022 DEVEM SE ADEQUAR ao disposto neste documento, não considerando somente o fazer dos profissionais a grupos/atendimentos individuais/VD, mas matriciamento, territorialização, reuniões, fóruns e educação permanente.

      Nenhuma resposta
      • Ricardo Tuma Guariento

        Os procedimentos citados nos anexos estão controversos à orientação de configuração da agenda.

        Além disso, não foi incluido o código de lançamento do profissional Terapeuta ocupacional (030101003 - CONSULTA DE PROFISSIONAIS DE NÍVEL SUPERIOR NA ATENÇÃO PRIMÁRIA (EXCETO MÉDICO), visto que o código de atenção primária não é compatível com o CBO desta categoria profissional.

        Nenhuma resposta
        • VAB

          A quantidade de profissionais da equipe multi em cada unidade, muitas vezes não é suficiente ou até mesmo nem tem o necessário fazendo com que sobrecarregue os demais que precisam distribuir suas tarefas em demandas muitas vezes da unidade, mas com essas metas pré estabelecidas não tem como realizar nenhum tipo de atividade fora do seu contexto profissional.

          Nenhuma resposta
          • VAB

            A quantidade das metas estabelecidas, tanto para grupos como para individuais. Muitas das vezes não necessariamente, temos como realidade conseguir ter um grupo coeso e que tenham empatia, as questões de saúde mental tem suas particularidades que precisam e devem ser individualizadas para que o processo de saúde tenha um vínculo de confiança e fortalecimento. Muitas das vezes o que estamos nos deparando com grupos esvaziados e sem nenhuma motivação para participar, mesmo sendo comunicados previamente das datas e mesmo assim sem interesse da população de somente ter esse tipo de tratamento/ PTS.

            Nenhuma resposta
            • VAB

              Sobre Visita Domiciliar, é uma ferramenta de trabalho de extrema potencia tanto para ESF quanto para unidade tradicional, não se pode direcionar o tempo em 60 minutos como fosse algo mecânico, pois em uma visita se encontra diversas situações que foge do contexto para pré-estabelecer tempo para execução. Até porque, se faz várias visitas para tentar aproveitar a quantidade de demanda.

              Nenhuma resposta
              • VAB

                No dia a dia do profissional de equipe multi, muitas das vezes ele precisa estar presente em reuniões da própria equipe, com a rede, realizar de cursos educação continuada, fóruns no território, solicitações de MP, intercorrência de casos que demanda acionar outras unidades, documentar tanto em prontuário como a realizações de relatórios para órgãos públicos, participações de workshop muitas vezes da STS ou CRS. E não está sendo mensurado todos esses períodos que necessitam de tempo para realização.

                Nenhuma resposta
                • VAB

                  Gostaria de deixar registrado também sobre as necessidades do matriciamento de rede, não tem como discutir e criar estratégias da AB com Rede em apenas 60 minutos, onde a maioria dos territórios tem um número de usuários com demandas de urgências que muitas das vezes em 120 minutos não se consegue falar de todos. Exemplo quando envolve todos os três CAPS ( ADULTO / IJ / AD) que atendem toda a população por ser porta aberta.

                  Nenhuma resposta
                  • VAB

                    Outro ponto a ser reavaliado, são questões no dia a dia que necessita de atenção, cuidado para com o usuário onde muitas vezes precisa de um acolhimento humanizado que se leva tempo e precisa ser individualizado, mas como as metas estabelecidas não se pode pré-estabelecer 30 ou 40 minutos para aquele caso principalmente quando se trata de violência em geral no NPV, todas as necessidades posterior para acompanhar o caso desde da abertura do SINAN que se levar tempo para preencher e despachar para UVIS até VD, acompanhamento dos profissionais necessários, discursões de casos. Nada disso está sendo levado e conta para a equipe multi que realiza todos os protocolos.

                    Nenhuma resposta
                    • VAB

                      De acordo com o documento norteador, a quantidade de grupos para os profissionais da equipe multi não contempla o período que é necessário para o planejamento, organização do local que muitas vezes não é dentro da unidade e posterior a evolução nos prontuários, possíveis encaminhamentos gerados para rede, ou abertura de SINAN quando ocorre abertura de informação de violência, discursão de caso com médicos ou outros profissionais, disparados de assuntos posterior do encerramento do grupo por parte de algum usuário que necessita de um atenção singular e o tempo determinado não está de acordo com a realidade para um grupo, sugiro no mínimo 120 minutos por grupo.

                      Nenhuma resposta
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