Javascript não suportado 4. como você avalia a situação atual do Largo do Arouche, no que diz respeito à conectividade aos meios de transporte?
Início

4. como você avalia a situação atual do Largo do Arouche, no que diz respeito à conectividade aos meios de transporte?

Respostas abertas (64)


Fora do período de participação
  • iquirico

    O "Largo do "Arouche" pode ser considerado bem atendido pela malha de transportes públicos tanto metrô como ônibus além da ciclo faixa que cruza em sua extensão, podendo ser repensada a malha viária propondo maior segurança aos pedestres e frequentadores da praça.

    Nenhuma resposta
    • Adriana Wattengel

      O Largo do Arouche tem uma localização privilegiada por estar perto do Metro Republica e Metro Santa Cecilia. Porem a falta de segurança na região é tanta, que que a caminhada do metro ate o Largo do Arouche ou vice versa depois do fechamento dos comércios e depois de escuro é impraticável. Não saio mais depois de escurecer, e se estiver fora de casa eu so volto de taxi ou uber. A entrada do metro na Rua do Arouche também deveria abrir aos domingos. Esse trecho da Rua do Arouche entre a Praça da Republica e a Rua Aurora está completamente abandonado. O ponto de Taxi no Largo do Arouche na esquina em frente da Drogasil quase nunca tem taxi, especialmente à noite, e é muito perigoso ficar parada ali esperando um taxi aparecer pois aquela esquina esta cheia de traficantes. O ponto na Praça de Republica geralmente tem mais taxi, mas somente durante a semana e aos sábados.

      • andersondiniz

        Não tem sentido a saída da Rua do Arouche do metrô ser fechada aos domingos, só diminui a sensação de segurança. Aliás, o Metrô precisa ter mais responsabilidade com o entorno das estações. A esquina abandonada da Rua do Arouche com a Praça da República é do Metrô, assim como aquela área verde no entorno da estação Santa Cecília que ocupa praticamente toda a Rua Sebastião Pereira e que nunca vi aberta.

        Nenhuma resposta
      • Beatriz Messeder

        (materialidade e uso de mesma linguagem material) nas vias que conectam o Largo a estas estações, conferindo também maior sensação de segurança aos que realizam estes percursos.

        Nenhuma resposta
        • Beatriz Messeder

          O Largo do Arouche tem posição privilegiada que lhe garante, além do acesso por automóveis, acesso via metrô (Estações Santa Cecília e República), ônibus (Terminal Amaral Gurgel e diversos pontos de ônibus) e bicicletas (considerável rede cicloviária que corta e tangencia o Largo). Entretanto, pensando na importância em termos de sustentabilidade dos modais não ativos de mobilidade e seu caráter gratuito, bem como as características topográficas do local (ligeiramente plano), entende-se que seria oportuna a implantação de mais um ponto de bicicletário/paraciclo junto à Praça da República. Com isso, pode-se enfatizar a maior realização do “último trecho” de deslocamento através da bicicleta, gerando benefícios ambientais, sociais, econômicos e de saúde pública para a sociedade. Tendo em vista a proximidade com as estações de metrô República e Santa Cecília, seria importante para a continuidade paisagística e de unidade ambiental um desenho contínuo

          Nenhuma resposta
          • João Rocha

            Em relação à conectividade aos meios de transporte, o Largo do Arouche parece bem servido. Sua proximidade a duas estações de metrô (República e Santa Cecília), além de diversos pontos de ônibus e táxis, é uma vantagem para os usuários. Poderia ter estações de Bike.

            Nenhuma resposta
            • danilo_ra

              Há bastante conectividade, mas falta algo ainda básico: os paraciclos para bicicletas (e o Largo tem espaço em seu interior o suficiente para isso); pensando nisso, também pode ser concedido para iniciativa privada voltada para bikes algum espaço, apenas exemplificando, algo como as bikes do Itaú que já tem espaço mais adentro da Santa Cecília. Além disso, demandando mais recursos públicos, pode-se institucionalizar e tornar definitiva a escadaria para pedestres que sobre até o minhocão e fica aberta apenas de final de semana; o poder público poderia fazer algo melhor e mais definitivo do que aquela escadaria de metal que não passa tanto conforto e segurança.

              Nenhuma resposta
              • DECIO SUNAGAWA

                Dependendo de onde se esteja no Largo do Arouche pode ser mais conveniente pegar o metrô República, ou o metrô Santa Cecilia, existem algumas linhas de ônibus que passam por ele, mas ao redor tem várias outras opções, então neste aspecto a situação de transporte é muito boa e não há necessidade de deslocar outras linhas para passarem por lá, o que impactariam negativamente no trânsito, e na poluição sonora e atmosférica, piorando a qualidade de vida da região.

                Nenhuma resposta
                • andersondiniz

                  O largo tem uma boa oferta de transporte público, mas a conectividade é ruim. As ligações com as estações do Metrô são inseguras à noite e favorecem mais o carro que o pedestre.
                  A conexão entre Arouche e terminal Amaral Gurgel / estação Santa Cecília, através das ruas Frederico Abranches e Sebastião Pereira, deveria ser repensada para que a caminhada fosse mais confortável. Da mesma forma, a caminhada até a estação República pela Rua do Arouche é insegura depois de fechado o comércio. Falta incentivo a negócios com horário estendido na Rua do Arouche, além de melhorias na iluminação e no calçamento. Um dos piores pontos da Rua do Arouche é justamente em terreno do Metrô, com comércio fechado há anos.
                  As linhas de ônibus que contornam a rotatória do Largo para ir à Duque de Caxias poderiam parar em algum ponto no Largo, uma vez que já passam pelo Arouche.

                  • Adriana Wattengel

                    Concordo plenamente. E impossível caminhar 2 quarteirões da saída do metro na Rua do Arouche ate o Largo do Arouche depois do horario comercial. E muito perigoso. Aquela esquina na Praça da Republica com Rua do Arouche onde funcionava um boteco e todos comércios ao lado da entrada do metro estão fechados ha anos. Esse quarteirão esta completamente abandonado.

                    Nenhuma resposta
                  • Claudia F Mazon

                    Estou satisfeita

                    Nenhuma resposta
                    • Cassia Miranda

                      O Largo do Arouche está bem abastecido em relação à conectividade aos meios de transporte. No entanto, depois de descer no ponto de ônibus ou de sair da estação do metrô República, ficamos extremante vulneráveis à violência da região.

                      Nenhuma resposta
                      Voltar para o Início