Javascript não suportado Considerando o presente contexto do centro histórico de São Paulo, como você avalia o cenário para investimentos em atividades ligadas ao turismo?

Participe+

Início

Considerando o presente contexto do centro histórico de São Paulo, como você avalia o cenário para investimentos em atividades ligadas ao turismo?

Respostas abertas (9)


Fora do período de participação
  • Beatriz Messeder

    Minha avaliação é de que há um cenário promissor apesar das dificuldades, porém entendo que seria dever do Poder Público investir, qualificar, monitorar, fiscalizar e criar um ambiente mais propício aos investimentos. Isenções de taxas e descontos em impostos por si só não são suficientes para atração de investimentos no volume que se espera. O aumento de moradores e fluxos comerciais e de atividades da economia criativa em horários alternativos podem contribuir muito neste sentido, mas a questão social e de segurança ainda são preponderantes.

    Nenhuma resposta
    • andersondiniz

      Considero muito promissor, mas é essencial entender o Centro como um todo, e como características que fazem ele ser como é são seu maior patrimônio. Não adianta só gentrificar porque, na "melhor" das hipóteses, os problemas que conhecemos serão "empurrados" para fora do mapa do perímetro ao mesmo tempo em que o Distrito Turístico vai virar uma região qualquer, sem identidade. A região concentra moradores e frequentadores de vários níveis socioeconômicos, e é isso que faz com que seja o coração de uma cidade cosmopolita e verdadeiramente diversa. É importante que essa diversidade seja preservada e estimulada em todos os aspectos: atrativo para novos empreendedores, mas incentivo para que os pequenos se mantenham e cresçam. Atrações turísticas para públicos diversos, em horários diversos; projetos habitacionais que atraiam gente de idades diferentes, com níveis de renda diferentes e uma preocupação verdadeira em reduzir vulnerabilidade social. Diversidade é bom, desigualdade, não.

      Nenhuma resposta
      • Diogo MM

        Muito promissor. Mas acho que uma mudança de pensamento seria importante. Vários prédios públicos com potencial imenso são desperdiçados. Pra mim o maior exemplo de desperdício é o prédio da Secretaria de Estado de Educação de São Paulo que fica na praça da república. O prédio é lindo ( já vi pessoas confundirem com o municipal kkkk ). Algo mais interessante como um museu com cafés, lojas e restaurantes abertos para a calçada seriam um incentivo muito melhor para o turismo do que uma repartição pública com grades e ainda por cima com um monte de sala subutilizada. Um museu focado no modernismo ( talvez um braço da pinacoteca ) iria ser perfeito ali… ou o museu da favela ( já que talvez seja expulso com a mudança do governo do estado )…Se não houver jeito que pelo menos usem o prédio por inteiro. Talvez alocar ali também o governo de São Paulo. Ou talvez um curso de alguma faculdade estadual. Algo que traga gente circulando. Isso atrai mais comércio e segurança.

        Nenhuma resposta
        • Renata CR

          Os retrofits são muito importantes, o aumento da segurança e iluminação também. Falta criar um maior conjunto de turismo para a região e incentivos são importantes para trazer mais comércio, gastronomia e empresas para o Centro da cidade.

          Nenhuma resposta
          • Flora Saraiva

            Se tudo for feito da mesma forma como até hoje, mudanças não ocorrerão. É necessário implementar e estudar como outras cidades no Brasil e no mundo, implementaram mudanças positivas em regiões desafiadoras. Barcelona, Frankfurt, Bruxelas etc. Gentrificar a região não resolverá os problemas a longo prazo, por isso que, investimentos tem que ser também vistos, analisados e implementados de forma holística - e não apenas econômica.

            Nenhuma resposta
            • Victor C. M. F. de Brito

              A revitalização de edifícios históricos e incremento de equipamentos públicos na região cèrtamente irá impulsionar investimentos.

              Nenhuma resposta
              • felipedantast

                Acredito promissor desde que haja um empenho público de melhoria da região. Hoje vejo diversas tentativas, mas poucas iniciativas concretas. Assim como todo centro histórico de grandes cidades no mundo acredito no potencial do espaço sobretudo para turismo, mas entendo que é um processo que precisa ser bem casado com políticas sociais para melhoria da cidade como um todo que reflete no centro

                Nenhuma resposta
                • Gustavo Formiga

                  Tem muitos espaços vazios e muito movimento. Não empreendo, mas se empreendesse me parece uma área ótima para investimento (especialmente incentivando o movimento de fim de semana).

                  Nenhuma resposta
                  • ivyfarias

                    Com a possibilidade da volta da sede do governo do Estado, há sim uma série de oportunidades no tocante ao turismo de negócios.

                    Nenhuma resposta
                    Voltar para o Início