Javascript não suportado Programa Ruas Abertas Avenida São João

Participe+

Início
Voltar

Programa Ruas Abertas Avenida São João

Descrição

Olá, munícipe!

Te convidamos a conhecer a proposta de implantação do Programa Ruas Abertas na Avenida São João!

A Avenida São João , situada no distrito da Sé, é uma parte central e essencial da cidade de São Paulo. Ela desempenha conexão fundamental entre o Vale do Anhangabaú e os bairros de Santa Cecília, Barra Funda e Campos Elísios. Além disso, possui uma rica importância histórica para a memória da cidade e abriga diversas comunidades dentro de sua área.

Importante eixo Centro-Oeste da cidade de São Paulo, a Avenida conecta dois pontos notáveis da região: O Elevado Presidente João Goulart e o Vale do Anhangabaú, espaços públicos importantes da cidade que recebem a população para o usufruto da cidade e vivência do meio urbano. A configuração da Avenida e sua localização no tecido urbano proporciona um eixo visual marcante na paisagem da área central da cidade, destacando o Edifício Altino Arantes como ponto focal.

Além disso, a São João é palco de diversas programações específicas, como eventos culturais e esportivos no Vale do Anhangabaú e na Praça das Artes, atrações comerciais como a Galeria do Rock, opções de vida noturna, como o Bar Brahma, e atividades de lazer, incluindo a presença de skatistas no Vale do Anhangabaú. Esses elementos conferem uma dinâmica diversificada e significativa à região.

Para priorizar os pedestres, facilitar a conexão de lazer entre o Minhocão e o Vale do Anhangabaú e apoiar as atividades já em andamento, o Comitê Intersecretarial #TodosPeloCentro, com apoio da SMUL, sugere que a Avenida São João seja incluída no Programa Ruas Abertas. Isso significaria que, aos domingos e feriados, o leito viário e as calçadas seriam exclusivos para pedestres. A área abrangida por esse programa se estenderia do Largo do Paissandú até a esquina da Rua Helvétia , onde há acesso em rampa ao Minhocão.

A proposta envolve a interrupção do tráfego no cruzamento da maior parte das vias transversais, mantendo apenas as Avenidas Ipiranga e Duque de Caxias com fluxo de veículos. Nos quarteirões entre o Largo do Arouche e a Rua Ana Cintra, o tráfego de veículos seria controlado em apenas uma das faixas, permitindo o acesso às garagens e estacionamentos desses quarteirões.

É importante destacar que o processo tem sido estudado pela SMUL, no que diz respeito às análises urbanísticas, e pela CET e SPTrans, no que diz respeito às alternativas viárias com a implementação do Programa.

Diante desta proposta inicial, a Prefeitura abre uma Consulta Pública para colher contribuições dos munícipes sobre a iniciativa. A participação nesta ação é fundamental para abrir um diálogo com a população e aprimorar o projeto. Após realização da Consulta, a SMUL fará a sistematização de todas as contribuições e o material será encaminhado ao Comitê Intersecretarial #TodosPeloCentro para avaliação das próximas etapas.

A Consulta estará aberta entre os dias 08/01/2024 e 08/02/2024! Para conhecer mais sobre a proposta, acesse os materiais disponíveis na aba Informações Adicionais .

Como participar da consulta online?

Na aba Instruções você encontra mais informações sobre como contribuir para o Projeto Ruas Abertas - Liberdade.

Se você é usuário de softwares leitores de tela, consulte instruções na seção "ACESSIBILIDADE" : https://participemais.prefeitura.sp.gov.br/accessibility

Participe e venha construir junto!


Voltar para o Início