Javascript não suportado Comentar - INSTRUÇÃO NORMATIVA SME sobre o funcionamento das unidades de educação indígena Centros de Educação Infantil Indígena (CEIIs) e Centros de Educação e Cultura Indígena (CECIs) da Secretaria Municipal de Educação (SME) de São Paulo - Funcionamento da educação indígena em CEIIs CECIs
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Funcionamento da educação indígena em CEIIs CECIs

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atualizado em 08 Abr 2024
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INSTRUÇÃO NORMATIVA SME Dispõe sobre as diretrizes e normas referentes à organização, funcionamento e atendimento à demanda nos Centros de Educação Infantil Indígena – CEIIs e Centros de Educação e Cultura Indígena – CECIs 

Comentários (1)


Fora do período de participação
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    Compreendemos que esta consulta pública não é o modo adequado de realizar a consulta prévia, livre e informada às comunidades indígenas, em consonância com a Convenção 169 da OIT e com a Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas, conforme afirmado pelas próprias comunidades das duas TIs em carta à SME em 17/04/24. Trata-se de uma complexa política municipal de educação infantil que afetará duas Terras Indígenas (TIs) na cidade - TI Tenonde Porã e TI Jaraguá - que juntas somam uma população de mais de 2000 pessoas do povo Guarani. As comunidades de cada uma dessas TIs possuem formas próprias de organização social e territorial, além de múltiplas visões sobre como o Estado deve garantir o direito à educação em seus territórios. Por este motivo, seria imprescindível que a consulta sobre essa política acontecesse de forma mais adequada para a população de cada Terra Indígena, garantindo a efetiva participação das comunidades nesse processo.

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