Javascript não suportado Comentar - Nota Técnica - Plano Municipal Hidroviário de São Paulo - Plano Municipal Hidroviário de São Paulo - PlanHidro SP
Início
Voltar

Plano Municipal Hidroviário de São Paulo - PlanHidro SP

Comentários sobre a versão preliminar

atualizado em 27 Nov 2024
Comentários sobre
            O uso múltiplo das águas e o entendimento da água como bem público e recurso natural limitado são conceitos fundamentais aplicados às propostas arquitetônicas e urbanísticasrequalificação dos rios urbanos margens dos rios, canais e reservatórios, ou seja, a orla fluvial urbana, como principal espaço público da metrópole, com suas águas permitindo novamente o tráfego de cargas e passageiros. Tal perspectiva implica na contribuição à regularização da macrodrenagem urbana e à melhoria da qualidade das águas em prol do gerenciamento da segurança hídrica, pois prevê um importante aumento de áreas permeáveis com os parques fluviais urbanos: nas nascentes, confluências e fozes dos rios e córregos. A concepção de um sistema de hidrovias urbanas estruturado a partir do transporte das cargas públicas, como sedimentos de dragagem, lodo de estações de tratamento, resíduos sólidos urbanos, entulho e terra ou rocha provenientes de escavações têm um impacto econômico e ambiental reestruturadores de toda a área urbana, contribuindo para sua melhoria em diversos serviços infraestruturais. A partir da orla fluvial urbana, revitalizada pelo uso múltiplo sustentável das águas, com sistemas de navegação e transporte saneadores da cidade, toda a bacia hidrográfica, e suas subdivisões até as microbacias, é impactada positivamente. Tal perspectiva remete ao histórico de eventos, listado abaixo (Diagrama 1), que se associa à necessidade crescente de desenvolvimento urbano ambientalmente sustentável.

Comentários (1)


Fora do período de participação
  • Edjane Mercia Ribeiro Bittencourt de Araujo

    Sugiro que seja descrito aqui a proposta apresentada pelo engenheiro Nelson de Campos Lima (DAEE), o programa Rios Vivos, uma parceria com o Governo do Estado, que tem a finalidade de trabalhar no desassoreamento de rios na capital e no interior paulista. além de colocar o cronograma desse processo, para acompanhamento.

    Nenhuma resposta
    Voltar para o Início