Descrição
Olá, munícipe.
Venha construir o Plano Municipal Hidroviário (PlanHidroSP) com a gente.
Do dia 08/11/2024 ao dia 22/12/2024, a Nota Técnica do Plano Municipal Hidroviário ficará disponível para consulta pública.
A Nota Técnica, elaborada pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL), foi desenvolvida a partir de três eixos: 1) o Uso Múltiplo das Águas; 2) a Navegação Urbana como meio de transformação da cidade e suas águas; e 3) o Desenvolvimento Urbano Sustentável da Orla Fluvial.
O PlanHidro SP deverá promover a governança compartilhada da água e seu aproveitamento sustentável, estabelecendo o ordenamento do uso múltiplo das águas em cada Hidrovia Urbana e compatibilizando diferentes leis e normas em prol do Desenvolvimento Urbano Sustentável. Além disso, ele deverá estabelecer iniciativas para implantar o Sistema de Hidrovias Urbanas a fim de conduzir projetos, obras e articulações institucionais com os objetivos de resgatar a qualidade das águas na cidade; diminuir o impacto ambiental derivado do transporte de cargas; contribuir com a mobilidade de populações (especialmente de áreas periféricas); recuperar a relação da cidade com a água e promover o desenvolvimento econômico através da implantação, integração ou recuperação de diversas áreas, instalações e equipamentos públicos, como parques da orla, ecoportos e marinas.
Nesta etapa, são apresentados os materiais técnicos prévios para a elaboração do Plano Hidroviário. A divulgação deste conteúdo tem como finalidade abrir a discussão do projeto e colher contribuições da sociedade, de modo a permitir uma construção coletiva do Plano Hidroviário.
Materiais disponíveis para consulta:
Para acessar todos os materiais, CLIQUE AQUI
Como participar da consulta?
Na aba “Instruções” você encontra mais informações sobre como contribuir com a Consulta Pública do Plano Municipal Hidroviário de São Paulo.
Se você é usuário de softwares leitores de tela, consulte instruções na seção "ACESSIBILIDADE" : https://participemais.prefeitura.sp.gov.br/accessibility
Participe. Vamos construir juntos!
Para comentar este documento, você deve acessar sua conta ou registrar nova conta. Em seguida, selecione o texto que deseja comentar e pressione o botão com o lápis. Se você é uma pessoa com deficiência, clique no link/botão "Acessibilidade/ Contribuir na consulta pública".
Quais os impactos locais para a fauna, flora e região? Como o aumento de embarcações de médio e grande porte, gerando poluição sonora, movimentação física, movimentação hídrica que pode aumentar a erosão das margens, entre vários outros impactos, vão proteger a fauna local? Isso precisa ser melhor explicado, pois o transporte fluvial não vai proteger e resolver vários destes problemas, como a poluição das águas.
A represa do Guarapiranga é uma das áreas mais importantes para as aves silvestres do estado de São Paulo, incluindo aves ameaçadas de extinção e migratórias, que viajam do norte da América do Norte para o sul da América do Sul, usando as margens da represa como local de parada, descanso e alimentação. Qualquer tipo de impacto na represa pode afetar essas aves e isso tem que ser discutido mais a fundo. O documento não cita dados de fauna e flora, incluindo mapeamentos das áreas de proteção. Isso precisa ser incluído para subsidiar a discussão.