Javascript não suportado Comentar - Nota Técnica - Plano Municipal Hidroviário de São Paulo - Plano Municipal Hidroviário de São Paulo - PlanHidro SP
Início
Voltar

Plano Municipal Hidroviário de São Paulo - PlanHidro SP

Comentários sobre a versão preliminar

atualizado em 27 Nov 2024
Comentários sobre
Além de contribuir para desafogar o congestionamento dos sistemas de transporte extremamente saturados, com redução geral do tempo de deslocamento e menor consumo de combustíveis, o transporte fluvial urbano de passageiros e de cargas pode contribuir para o processo de mitigação e adaptação às mudanças climáticas. Seu menor impacto ambiental também se reflete na redução das emissões de poluentes e gases do efeito estufa. Assim, a navegação fluvial urbana é considerada, neste contexto, como um fator de promoção da qualidade das águas urbanas, integrando a gestão dos recursos hídricos, a proteção dos ecossistemas, da fauna e da flora ligadas aos corpos d'água, drenagem, redução da poluição das águas e recuperação ambiental dos reservatórios, rios, córregos e nascentes. 

Comentários (1)


Fora do período de participação
  • Fabio Schunck
    Fabio Schunck  •  Autor  •  16/12/2024 - 21:14

    Quais os impactos locais para a fauna, flora e região? Como o aumento de embarcações de médio e grande porte, gerando poluição sonora, movimentação física, movimentação hídrica que pode aumentar a erosão das margens, entre vários outros impactos, vão proteger a fauna local? Isso precisa ser melhor explicado, pois o transporte fluvial não vai proteger e resolver vários destes problemas, como a poluição das águas.
    A represa do Guarapiranga é uma das áreas mais importantes para as aves silvestres do estado de São Paulo, incluindo aves ameaçadas de extinção e migratórias, que viajam do norte da América do Norte para o sul da América do Sul, usando as margens da represa como local de parada, descanso e alimentação. Qualquer tipo de impacto na represa pode afetar essas aves e isso tem que ser discutido mais a fundo. O documento não cita dados de fauna e flora, incluindo mapeamentos das áreas de proteção. Isso precisa ser incluído para subsidiar a discussão.

    Nenhuma resposta
    Voltar para o Início