Processo de consulta pública
Código da proposta: 3773
O critério de velocidade deve ser descartado porque é tecnicamente equivocado e uma diretriz inadequada, pois limita a distribuição dos equipamentos de estações.
O critério de velocidade deve ser descartado porque é tecnicamente equivocado e uma diretriz inadequada, pois limita a distribuição dos equipamentos de estações sem levar em conta as condições específicas que devem ser verificadas em cada caso e que são mais relevantes para a segurança e o bom funcionamento da rede, tais como: I. a atratividade, II. a conexão modal, III. o uso do solo do entorno, IV. a existência de infraestrutura cicloviária, entre outros; sempre buscando instalá-los em áreas adequadas. Ao reduzir tais critérios à velocidade regulamentada para a via, excluir-se-iam casos como: estações em canteiros centrais rentes a ciclovias como aquelas da Avenida Faria Lima, nos passeios públicos como as da Avenida Paulista e outras vias arteriais em que o estacionamento é regulamentado e a estação ocupa algumas vagas.
Remover as bicicletas compartilhadas é um retrocesso e deveria ser melhor avaliado.
Concordo. Seria um entrave nocivo ao bom funcionamento econômico do sistema de bicicletas compartilhadas a limitação proposta.
Perfeitamente razoável. Em várias vias com limites maiores de velocidade ainda é permitido o estacionamento de automóveis, não há porquê não permitir a instalação de estações de compartilhamento