Processo de consulta pública
Código da proposta: 3827
Reforma e investimento em 30 cooperativas de reciclagem já habilitadas e habilitação e integração ao programa de coleta seletiva de 20 novas cooperativas e integração de catadores autônomos.
A habilitação de novas cooperativas pela Prefeitura não pode ser realizada sem apoio e estruturação de cooperativas já existentes, que sofrem com a precariedade e com a ausência de reconhecimento do seu trabalho de coleta e destinação de resíduos sólidos que são, em muitos casos, de responsabilidade de outros atores (como empresas e a própria Prefeitura, no caso de rejeitos e resíduos passíveis de logística reversa). O avanço da reciclagem em São Paulo requer a estruturação e apoio à cooperativas já existentes para que continuem e ampliem o seu trabalho de gestão de resíduos com reconhecimento. Por isso, propomos que a meta seja alterada para que seja feita a habilitação de apenas 20 novas cooperativas e que seja feito investimento em 30 cooperativas já existentes. Também é importante pensar estratégias para integração de catadores/as autônomos/as no programa de coletiva seletiva, dando apoio e suporte para a melhoria das condições de trabalho desse setor.
No Ipiranga temos a maior comunidade de São Paulo, algumas ruas a coleta seletiva não consegue entrar, temos muito descarte irregular e muitas pessoas que vivem do material de reciclagem. Precisamos de pelo menos duas cooperativas no bairro. Urgente