Processo de consulta pública
Código da proposta: 3828
Implementar a gestão de resíduos sólidos em grandes eventos públicos ou privados, priorizando a contratação de cooperativas, associações e catadores autônomos.
Com a realização crescente de grandes eventos em São Paulo, é necessário habilitar e estruturar as cooperativas de catadores/as de materiais recicláveis, associações e catadores autônomos a realizarem a gestão de resíduos destes eventos, uma vez que é um mercado ainda a ser explorado e uma fonte de recurso para esses grupos. A Prefeitura deve criar ferramentas de priorização deste grupo na gestão destes eventos, assim como oferecer capacitação e estrutura técnica para o acesso dessas cooperativas neste mercado.
Importante incentivar a população a carregar os próprios copos e proibir a venda de copos plásticos, tendo como alternativa o copo de papel ou a venda de copos reutilizáveis.
Mas temos que fazer uma campanha de real redução do uso de descartáveis
Impossível falar em compromisso com meio ambiente e colecionar descartáveis em eventos públicos e provados, com licença para realização. Temos de cuidar dos resíduos que produzimos e diminuir o uso de descartáveis, recicláveis ou não.
Existe a Lei Estadual 17.806/2023, que obriga os eventos públicos e privados a fazerem o gerenciamento adequado dos resíduos, em parceria com as cooperativas de catadores, contratamdo-as ou justificando a sua não contratação. Exemplo exitoso: o CADES Campo Limpo realizou ação em evento da região em parceria com a COOPERCAPS e o resultado foi excelente, com ampla adesão dos frequentadores.
Implementar? Quem vai fiscalizar? Precisa de mais fiscais, e apoiar e regularizar os inúmeros " ferro velhos" da cidade , a lei de resíduos deveria gerar muitos empregos, e hoje é subemprego pra muitas pessoas, além de cobrar das empresas da cidade a logística reversa ( em todos os cantos da cidade tem móveis, eletrônicos e material de construção jogados em pontos viciados) Já passou da hora da secretaria de Meio Ambiente dá a devida atenção a esse assunto