Javascript não suportado Meta 3 - Aprimorar Indicadores de Resultado
Início

Processo de consulta pública

Programa de Metas 2025-2028, PPA e PAS 2026-2029

Voltar

Meta 3 - Aprimorar Indicadores de Resultado

diogobardal diogobardal  •  17/04/2025  •    1 comentário

Código da proposta: 3933

É necessário aprimorar a qualidade dos indicadores constante nas metas com a inclusão de linhas de base e de indicadores de resultado.

exemplo:  1) Cultivo de mudas nativas da Mata Atlântica com o plantio de incremento -> em quantos % vai ser expandida a capacidade de produção de mudas nativas, e qual vai ser o aumento na variedade de espécias (ex: de X mudas para X+Y mudas). 2) Plantio de compensação e reparação ambiental - quantos plantios serão realizados, e qual porcentagem do passivo vai ser regularizado?

3) Elaboração do Catálogo de Soluções Baseadas na Natureza - Muito tímido como meta - se não for possível já elaborar projetos de soluções baseadas na natureza, pelos menos estabelecer critério de rpiorização para a escolha e financiamento desses projetos. 

4) É necessário incluir meta  numérica de arvores plantadas na meta (200 mil parece muito tímido) - o inventário arboreo estabalece niveis de obertura florestal e deve-se portanto estabelecer meta da % de ruas arborizadas, ou de aumento da cobertura florestal na cidade (medido em km2), por imagens via satélite. 

5) reformular orientações de manejo arboreo (documento que integra os termos de referência de prestadores de serviço) incorporando práticas agroecologicas

6) incluir manejo do solo urbano  (incorporaçao de materia orgânica e folhas secas em praças e demais áreas públicas ) (% de praças mantidas com manejo do solo ). 

 

att


Você precisa acessar sua acessar sua conta ou se registrar nova conta para fazer um comentário
  • Vinicius Brahemcha

    Diogo, sobre o item 4 da sua proposta:
    Você tem razão. O indicador que deveria ser utilizado na Meta 3 do Plano de Metas 2025-2028 é o "Índice de Cobertura Arbórea - ICA (%)". Esse indicador pode ser conferido no site observasampa.prefeitura.sp.gov.br
    Verificando esse indicador, você perceberá que estamos estagnados em 40% desde 2017. A Prefeitura têm estabelecido metas como "plantar 200 mil árvores em 4 anos", mas não tem prestado atenção em quantas árvores caem. É possível que, ao subtrairmos o número de árvores derrubadas do número de árvores plantadas, tenhamos um resultado negativo.
    Se verificarmos o saldo total de árvores da Subprefeitura da Sé entre 01/01/2023 e 31/07/2024, por exemplo, chegaremos a um saldo de MENOS 4 árvores. Obtive esse dado pelo E-Sic. E isso pode estar se repetindo nas outras 31 subprefeituras.
    Ainda que a Prefeitura bata novamente a meta de "plantar200 mil árvores", poderemos ter menos árvores em São Paulo, no ano de 2028, do que temos em 2025.

    Nenhuma resposta
    Voltar para o Início