Processo de consulta pública
Código da proposta: 4050
Realizar um estudo sobre os trajetos cotidianos da população para otimizar as linhas de ônibus, especialmente em bairros populosos como o Jardim São Luís, que atualmente não conta com nenhuma linha com origem local, apesar da alta demanda.
Todos os dias, milhares de pessoas enfrentam ônibus superlotados e longos deslocamentos para chegar ao trabalho, à escola ou a um posto de saúde. Isso acontece porque muitas linhas de ônibus seguem trajetos antigos, que não acompanham mais a dinâmica atual da cidade.
Um exemplo claro é o Jardim São Luís, um dos bairros mais populosos de São Paulo. Apesar da grande quantidade de moradores e da demanda por transporte, o bairro não conta com nenhuma linha de ônibus que tenha origem local. Isso significa que os moradores precisam disputar espaço em linhas que já vêm cheias de outros bairros, tornando o trajeto cansativo e ineficiente.
Proponho um estudo detalhado dos trajetos cotidianos da população, com base em dados atualizados e participação popular. Com isso, seria possível criar novas linhas, ajustar os percursos existentes e garantir um transporte mais digno e acessível para todos.
Investir na reestruturação das linhas de ônibus não é só uma questão de mobilidade — é uma questão de justiça social.
Por favor, como posso acompanhar o andamento da consideração sobre essa proposta?
Relevante esta proposta. E considero que vários bairros necessitem de revisão com relação a trajetos e acomodação de passageiros. Exemplo, zona leste...Metrô Itaquera- Vila Santana,374V; poucas vans; muitos passageiros por todo horário de atendimento.
A cidade precisa colocar na prática o plano de reestruturação de linhas proposto na última licitação, reorganizar o sistema com trajetos mais diretos e conexões lógicas, dando padronização aos números das linhas.