Processo de consulta pública
Código da proposta: 4274
Há necessidade de construção de um túnel (através da Tuneladora "tatuzão"), que funcione como um ladrão de esgoto, que absorva o excedente das águas pluviais das principais bacias hidrográficas na cidade de São Paulo, como: principais rios da cidade como: Rio Tietê, Rio Pinheiros e Tamanduateí.
Historicamente, a cidade de São Paulo é conhecida por seus terrenos acidentados e suas diversas colinas; geograficamente, a cidade está situada em um planalto que possui várias bacias hidrográficas. Essas características frequentemente causam grandes transtornos para a cidade com relação às inundações e alagamentos; decorrentes de preciptações volumosas em pontos isolados, tornando em alguns locais a infraestrutura urbana incapaz de respostas rápidas a esses eventos. Com isso, muitos são os prejuizos tanto para o patrimônio público quanto a seus moradores, como os impactos na interdição de vias, bem como os reflexos negativos na economia do município.
Normalmente as precipitações acima de 60mm impactam diretamente as bacias dos grandes rios na cidade como: rio tietê, rio tamanduateí, rio pinheiros. O transbordamento desses rios afetam diretamente as galerias de seus corrêgos afluentes, pois a maioria estão canalizados; com isso há o agravante de inundações e alagamentos em diversos pontos da cidade de São Paulo.
Essa proposta de construção de um túnel feito pela Tuneladora levaria o excedente dessas águas dos rios de São Paulo para a região serrana da capital e consequentemente seria levado para estações de tratamento de águas, pois ajudaria a minimizar os problemas de falta d'águas nas regiões litorâneas. O projeto consiste em avaliação e viabilidade técnica, mas será um projeto ambicioso e, que provavelmente será reconhecido mundialmente pela sua engenharia e solução para as inundações.