Javascript não suportado Cruzamentos seguros para pedestres
Início

Processo de consulta pública

Programa de Metas 2025-2028, PPA e PAS 2026-2029

Voltar

Cruzamentos seguros para pedestres

Cidadeapé Cidadeapé  •  02/05/2025  •    1 comentário

Código da proposta: 4280

Remodelar 1.700 cruzamentos com foco na segurança do pedestre, priorizando os locais com mais atropelamentos. Contemplar moderação de tráfego, modernização semafórica, redução dos tempos de espera e adequação dos tempos de travessia para pedestres com deficiência ou mobilidade reduzida.

São Paulo tem realizado um amplo esforço de modernização semafórica, com equipamentos novos e mais tecnológicos, porém que tem se voltado ao objetivo único de melhorar o fluxo de veículos - desconsiderando totalmente as necessidades de segurança e conforto dos pedestres. Como resultado, muitos cruzamentos apresentaram aumentos nos tempos de espera para atravessar, piorando a situação de quem caminha e aumentando os riscos de atropelamentos - uma vez que esperas longas demais estimulam a travessia no vermelho. Tal política poderia ser fundamental para melhorar a segurança viária, mas acaba tendo o resultado oposto por, equivocamente, priorizar os veículos motorizados aos pedestres. A mobilidade a pé é o principal meio de deslocamento em SP. Pelo menos 66% das viagens envolvem a caminhada, sendo 26% de forma exclusiva e 40% em complemento ao transporte coletivo. Além disso, o pedestre é o elo mais frágil e quem está mais suscetível a risco de vida - especialmente em cruzamentos. Por isso, o CTB e a Política Nacional de Mobilidade Urbana estabelecem a mobilidade a pé como prioridade na circulação e nas políticas urbanas. Assim, nossa proposta visa reorientar a política de modernização semafórica de SP para o que deveria ser seu objetivo principal: a segurança viária - e não só a fluidez dos veículos. Propomos intervenções integradas com moderação de tráfego, redução dos tempos de espera e adequação dos tempos de travessia para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Por fim, como a gestão do trânsito municipal e dos semáforos é de responsabilidade da CET, a presente meta deve incluir como órgão responsável a CET.


Você precisa acessar sua acessar sua conta ou se registrar nova conta para fazer um comentário
  • José Antonio

    Não da pra chamar de modernização semafórica se não melhorar as condições e a segurança para dos pedestres, ótima iniciativa!

    Nenhuma resposta
    Voltar para o Início