Processo de consulta pública
Código da proposta: 4324
Implantar ciclofaixas segregadas no Itaim Bibi, ligando Av. Juscelino Kubitschek à Av. Brigadeiro Faria Lima pelas ruas Clodomiro Amazonas, Tabapuã, Joaquim Floriano e Dr. Renato Paes de Barros, criando um corredor seguro de 2,3 km, integrando a malha cicloviária e reduzindo congestionamentos.
Criar corredor cicloviário protegido de 2,3 km no Itaim Bibi, ligando a Av. Juscelino Kubitschek (Parque do Povo–Clodomiro Amazonas) à ciclovia da Av. Brigadeiro Faria Lima. O trajeto usará ciclofaixas segregadas, pintadas e sinalizadas no padrão CET nas seguintes vias: Av. JK; R. Clodomiro Amazonas + R. Tabapuã (oeste–leste); R. Joaquim Floriano + R. Dr. Renato Paes de Barros (leste–oeste). Interseções terão semáforos com “bike box” para dar prioridade e visibilidade aos ciclistas. Faixas de 1,5 m, segregadores flexíveis e tachões garantirão segurança. Vagas de estacionamento e áreas de carga/descarga serão reorganizadas onde indispensável. Benefícios: Mobilidade ativa: rota direta entre polos empresariais, reduzindo congestionamentos; Segurança viária: infraestrutura dedicada diminui conflitos e tende a reduzir acidentes; Saúde e meio ambiente: mais atividade física, menos emissões e ruído; Integração modal: fácil acesso às estações Pinheiros e Vila Olímpia e às ciclovias Faria Lima, Hélio Pellegrino e Berrini; Logística urbana: entregadores ganham rapidez com menor risco. A proposta está alinhada ao Plano Cicloviário Municipal, que prevê 800 km de malha até 2028. As vias escolhidas já têm limite de 40 km/h, exigindo apenas pintura, segregadores e ajustes semafóricos. Investimento estimado: R$ 1,2 milhão para 4 km de faixas (ida e volta)
Ótima iniciativa! As pessoas já estão usando as bicicletas, precisamos conectar as ciclovias da região
continuação:
com obras de curta duração e alto retorno social. Este corredor também contribuirá para cumprir o Plano de Ação Climática de São Paulo, que prevê 50 % de viagens sustentáveis até 2030.Participação e fiscalização:
Solicita-se audiência pública para detalhamento, campanha educativa para motoristas e ciclistas e fiscalização intensiva nos seis primeiros meses para coibir estacionamento irregular. Propõe-se monitorar fluxo e acidentes semestralmente, permitindo ajustes finos de sinalização.Conectar JK e Faria Lima por ciclofaixas tornará o Itaim Bibi referência de mobilidade humana, eficiente e sustentável. Apoie este pleito!