Processo de consulta pública
Código da proposta: 4326
A criação de Centros de Referência em PICS fortalece a formação, capacitação e apoio às equipes de saúde, promovendo cuidado integral, prevenção de doenças e promoção da saúde, alinhando-se às metas 2025-2028 e aos princípios da PNPIC e do SUS.
A presente proposta visa à criação de Centros de Referência em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), vinculados à supervisão de saúde, com foco no fortalecimento do cuidado integral, humanizado e baseado em evidências no âmbito da Atenção Primária à Saúde (APS). Esses centros atuarão como polos capacitadores e matriciadores, promovendo a formação continuada dos profissionais de saúde e oferecendo apoio técnico-pedagógico às equipes das Unidades de Saúde da Família e demais serviços da rede.
As PICS, reconhecidas pela Organização Mundial da Saúde e regulamentadas no Brasil pela Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), valorizam o autocuidado, a escuta qualificada e os saberes populares e tradicionais. Contribuem diretamente para a promoção da saúde, prevenção de doenças e agravos, melhora da qualidade de vida, redução do uso excessivo de medicamentos e da procura por atendimentos de urgência, especialmente no manejo de condições crônicas e emocionais.
A implantação dos centros garante acesso seguro, ético e qualificado a práticas como auriculoterapia, acupuntura, fitoterapia, meditação, reiki, yoga, entre outras, promovendo cuidado ampliado, multiprofissional e territorializado. Também serão responsáveis por monitorar a implementação das PICS, fomentar pesquisas e avaliar seus impactos nos indicadores de saúde locais.
O crescimento dos CRPICS na cidade de São Paulo não apenas amplia a oferta de serviços, mas também fortalece o entendimento de que saúde é mais do que a ausência de doença: é qualidade de vida, cuidado contínuo e acesso universal a práticas que respeitam a integralidade de cada pessoa.
Sou enfermeira e os Centros de Referência de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) são fundamentais para a assistência dos pacientes, de maneira a complementar o seu tratamento, bem como a prevenção e promoção da saúde. Além disso, são um importante espaço para a formação de educação continuada dos profissionais da rede municipal de saúde. Atualmente o município conta com apenas 6 CRPICS, sendo que 4 deles ficam na Zona Leste, ocasionando o deslocamento longo dos pacientes para a sua assistência.
Sou farmacêutica e sou a favor da criação de muitos Centros de Referência de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), a maioria das UBS as vezes não tem lugares adequados, e a população precisa desse seguimento para ter qualidade de vida.
Criar uma rede de CRPICS junto da atual rede de UBS é uma decisão lógica e plena da promoção do bem-estar da população usuária dos serviços de saúde e dos próprios profissionais de saúde. Esta proposta visa, em último cenário, a integração coerente dos objetivos das políticas públicas de prevenção, atendimento e cuidados de saúde à população, complementando a viabilidade dos serviços e suplementando a sua eficácia.
Por amanhãs mais eficientes no compromisso de São Paulo aos seus habitantes, esta sim é uma proposta muito profícua!
Sou médica atuante em ESF e um CRPICS seria de extrema importancia para que os pacientes possam ter um local específico e com maior assistencia integral a saúde, uma vez que em muitas vezes a UBS/ESF acaba nao tendo espaço para relizar as PICS com o tempo e atençao adequados para cada uma delas.
Importante proposta, ter um CRPICS em cada supervisão ajuda em muito a população
Super importante esta proposta. Ter um CRPICS em cada supervisão possibilita expandir as PICS com qualidade e integrar os profissionais que atuam com as PICS, favorecendo as trocas de experiências e fortalecimento do território. Também é importante como polo de cursos, supervisões e de cuidado da saúde dos trabalhadores e da população.
Importante descentralizar as Pics