Processo de consulta pública
Código da proposta: 4479
Os índices de sinistros fatais no trânsito de São Paulo em 2024 foram os mais altos desde 2015, totalizando 1.031 vidas perdidas. É fundamental recolocar a segurança viária no centro das políticas públicas, retomando a meta de reduzir as mortes no trânsito para 4,5 por 100 mil habitantes.
A gestão Ricardo Nunes abandonou a meta 39 do Plano de Metas do governo anterior, que previa a realização de 18 ações para a redução do índice de mortes no trânsito. Essa meta tinha como objetivo implementar medidas eficazes para melhorar a segurança nas vias, como campanhas educativas, fiscalização mais rigorosa, melhorias na infraestrutura, redução de velocidade e a instalação de equipamentos de segurança. No entanto, o seu abandono representa um descaso com a vida das pessoas e uma perda de oportunidade de reduzir tragédias que poderiam ser evitadas. A ausência dessas ações compromete os esforços de diminuir o número de vítimas fatais no trânsito, agravando ainda mais a situação de insegurança nas vias da cidade.
Para alcançar esse objetivo, é essencial que a prefeitura discuta e implemente ações integradas, envolvendo diferentes setores.
Também é importante retomar o processamento de dados municipais, que era realizado pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) até 2021. Esses dados contribuem para qualificar e complementar as informações estaduais do Infosiga, ajudando na gestão da segurança no trânsito, na criação de vias mais seguras, na redução de velocidade, na fiscalização, na educação para o trânsito, entre outras ações.
Vídeo externo
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