Processo de consulta pública
Código da proposta: 4564
Instituir diretrizes e mecanismos financeiros e organizacionais para que as escolas que atendem crianças portadoras de deficiências, transtornos e altas habilidades tenham profissionais suficientes nas unidades para realizar o Atendimento Educacional Especializado.
É dever da Educação Infantil garantir as condições necessárias para o desenvolvimento integral de todas as crianças, incluindo aquelas com deficiências, transtornos e altas habilidades ou superdotação. A efetivação de uma educação inclusiva de qualidade nesta etapa é fundamental para a garantia de direitos e a redução das desigualdades desde a primeira infância.
Para tanto, a simples matrícula não assegura a inclusão plena. É imperativo que as unidades de Educação Infantil possuam equipes multiprofissionais qualificadas, em número adequado, para a realização do Atendimento Educacional Especializado (AEE), além da infraestrutura e materiais pedagógicos acessíveis e diversificados. A falta de profissionais especializados em quantidade suficiente compromete a individualização do atendimento, a elaboração e implementação de planos de AEE consistentes, o suporte aos professores regentes e a articulação com as famílias e demais serviços de apoio.
Assim, propõe-se a instituição de diretrizes claras que estabeleçam parâmetros para a dotação de profissionais de AEE nas unidades de Educação Infantil da rede municipal, considerando o número de crianças elegíveis para o serviço e suas necessidades específicas, além da criação de mecanismos financeiros que garantam a recursos específicos e suficientes para a contratação e formação desses profissionais, bem como para a aquisição de materiais e equipamentos de AEE.
Precisamos da contratação de profissionais especializados para ampliar o quadro de RH e dar apoio diário aos bebês e crianças.
Educação Infantil é o alicerce de uma sociedade mais justa e humana. Incluir vai além da matrícula: é reconhecer e acolher as singularidades de cada bebê e criança com qualidade.Para isso, é essencial garantir profissionais qualificados, infraestrutura adequada e recursos específicos que viabilizem um Atendimento Educacional Especializado de qualidade!
A Escola deve acolher a todas as pessoas, sem distinção, uma vez que a Inclusão é Direito, garantido por Lei. As crianças devem ser vistas e acolhidas com as suas necessidades específicas. Para isso, faz-se necessária a formação de um corpo docente, que esteja habilitado nesse sentido, bem como o aumento do número de profissionais por sala de aula, afinal, sendo humano, torna-se impossível dar conta de toda essa demanda.
Sim sou a favor!
Precisamos de profissionais capacitados para atender as necessidades das crianças.
Pois inclusão é um direito e precisa ser visto com atenção e amor.
Inclusão é um direito das crianças com necessidades específicas, precisamos de profissionais capacitados em quantidade compatível com as necessidades das escolas para que essas crianças sejam realmente acolhidas em suas especificidades, que são muitas. Pauta mais que urgente!
Para garantir uma escola inclusiva é necessário ter profissionais especializados.
Por uma educação de qualidade para todos!
Inclusão não pode ser só no papel.
Por uma educação inclusiva de qualidade