Processo de consulta pública
Código da proposta: 4672
Instituir diretrizes e mecanismos financeiros e organizacionais - incluindo aumento de quadro de funcionários e professores nas creches conveniadas e diretas - para assegurar que as atividades de planejamento e formação continuada sejam realizadas sem a necessidade de dispensa dos alunos.
A valorização dos profissionais da Educação Infantil é essencial para a consolidação de políticas públicas de qualidade voltadas à primeira infância. Com a criação da Escola Municipal de Formação, São Paulo tem uma oportunidade estratégica de assegurar que a formação continuada seja parte do cotidiano dos educadores, fortalecendo a prática pedagógica sem comprometer o atendimento às crianças.
Para isso, é indispensável que a Prefeitura estabeleça condições viáveis — tanto financeiras quanto administrativas — que garantam a participação dos profissionais das unidades conveniadas e diretas em atividades formativas durante sua jornada de trabalho, sem a necessidade de recorrer a medidas como a dispensa temporária dos alunos ou a redução da proporção adulto-criança.
Três principais medidas devem devem ser adotadas para cumprir a presente meta:
É fundamental que profissionais da educação infantil tenham condições para realizar formação continuada sem que isso cause transtornos na rotina de trabalho ou - pior - na sua vida pessoal.
É crucial o aumento de recursos humanos para que crianças nao fiquem desassistidas enquanto uma profissional esteja realizando tais atividades.
Manter um nivel alto de atendimento às crianças e, tao importante quanto, promover condições de trabalho que permitam o aprimoramento e, tambem, o descanso das profissionais, tem que ser o Norte das politicas publicas para o setor.