Processo de consulta pública
Código da proposta: 4699
Implementar estratégias eficientes para aprimorar a arborização urbana, promovendo plantios sustentáveis, fortalecendo a conectividade ecológica e garantindo o manejo adequado das árvores, contribuindo para a mitigação dos efeitos das mudanças climáticas e a resiliência ambiental das cidades.
Vincular os objetivos aos ODS para garantir alinhamento com as diretrizes globais de sustentabilidade.
Regionalizar as metas, especificando aquelas sob responsabilidade das secretarias e subprefeituras.
Definir metas de plantio em equipamentos públicos e estabelecer objetivos específicos para cada secretaria.
Ampliar a meta de plantio para 200 mil árvores (50 mil por ano), considerando que no PdM 21-24 a meta era de 180 mil árvores—um crescimento ainda pouco expressivo.
Incluir o plantio em corredores verdes e ecológicos, promovendo a conexão entre parques urbanos.
Priorizar o plantio compensatório na região impactada, garantindo que áreas afetadas recebam benefícios ambientais diretos.
Implementar bosques urbanos como alternativa para cumprimento de Termos de Compromisso Ambiental (TCA).
Normatizar a manutenção das árvores em calçadas por meio do Manual de Arborização, assegurando manejo adequado conforme o novo padrão de calçadas. Reforçar a fiscalização e incluir uma opção no Menu do Portal 156 para facilitar a comunicação.
Transformar rotatórias em Jardins de Chuva, favorecendo a drenagem sustentável e aumento de áreas permeáveis, principalmente em regiões adensadas.
Criar programas de incentivo ao plantio particular, permitindo que moradores e condomínios solicitem mudas diretamente nos Viveiros da Prefeitura de São Paulo
Readequar a meta 3;