Javascript não suportado Menos piscinões, mais Jardins de chuva
Início

Processo de consulta pública

Programa de Metas 2025-2028, PPA e PAS 2026-2029

Voltar

Menos piscinões, mais Jardins de chuva

helio saba helio saba  •  10/05/2025  •    2 comentários

Código da proposta: 4711

Implementaçao de jardins de chuva em quantidade suficiente para que não mais seja necessária a construçao de piscinões adicionaos aos quatro já existentes na contensão do córrego do Pirajussara

Jardins de chuva são sabidamente uma solução mais razoavel e principalmente mais economica comparafos aos piscinões.

 

A proposta é que sejam implementados tantos jardins de chuva quanto forem necessarios, para evitar novos piscinões, e num segundo estágio, pra que se desative os existentes, pois ocupam grandes área que teriam finalidade muito mais nobres se neles fossem construidos outros equipamentos publicos de saude ou educaçao. Hoje, são cloacas urbanas, caros de serem construidos ( a prefeitura anunciou 8 novos ao custo de R$1,2 bi....) onde proliferam mosquitos e ratos e ficam completamente inuteis em épocas de pouca chuva.

 

Jd de Chuva:

 

- *amortecem e retardam a descida das aguas torrenciais, amenizam as enchentes.

- tem um custo menor q a construçao de outro piscinao, sobretudo por nao precisar achar um terreno enorme, podem ser implementados no local de uma vaga publica ou num canteiro de via.

- tem um custo diluido, pois pode ser construidos na quantidade que o orçamento permitir, e de forma contínua, formando um sistema.

- exige pouca especializaçao de mao-de-obra e maquinario bem mais simples.

- tem um otimo impacto, pois é um jardim, mais vegetaçao na cidade portanto.

- * principalmente, a absorçao da agua alimentará as nascentes locais.

 

A sugestão é que se inicie pelo vale do Pirajussara e afluentes, que em Fevereiro encobriu um ponto de onibus defronte ao Assai Taboao. Mas que seja implementado em toda a cidade. Chega de replicar uma soluçao que não funciona.


Você precisa acessar sua acessar sua conta ou se registrar nova conta para fazer um comentário
  • Rosangela Vieira de Souza

    Apoiado!!!! Soluções baseadas na natureza.

    Nenhuma resposta
    • Renee brandao

      Os jardins de chuva podem ser implantados em todos os cruzamentos de ruas com várias finalidades : escoamento das aguas, embelezamento, trafego mais seguro sem manutencão de semáforos, possibilidade de plantios de hortas e pomares e com certeza sobra verba dos piscinões pra muitas ações de zeladoria: mas ATENÇÃO!!! Que a jardinagem seja o mais natural possivel e parar de padronizar utilizando plantas que muitas delas nem nativas são!!!

      Nenhuma resposta
      Voltar para o Início