Processo de consulta pública
Código da proposta: 4781
A implementação de letramento digital para pessoas idosos em equipamentos públicos (bibliotecas e telecentros), aliado à intergeracional idade, tem o objetivo de promover a inclusão digital, capacitando-os para o uso seguro da tecnologia e aumentando sua autonomia.
Na cidade há espaços e equipamentos públicos que podem ser utilizados como locais de capacitação intergeracional, a proposta atende à ODS 4 - Qualidade na Educação,
O acesso à internet e a utilização de dispositivos digitais permitem que as pessoas idosas se conectem com familiares, amigos e comunidades, combatendo o isolamento social.
O domínio das tecnologias digitais, como smartphones e computadores, permite a realização de tarefas do dia a dia com mais autonomia, como acessar serviços públicos.
A inclusão digital permite que participem de atividades online, acessem informações sobre saúde e cuidados, bem como a plataformas de atividades de estimulação cognitiva, contribuem para a melhoria da saúde física e mental da pessoa idosa.
O letramento digital tem o potencial de demonstrar que são capazes de aprender e se adaptar às novas tecnologias, quebrando a crença de que eles não podem ou não querem.