Descrição
Os Protocolos de Enfermagem são instrumentos fundamentais de apoio a uma prática segura, com respaldo ético e legal. Além disso, asseguram a autonomia da categoria, à medida que a própria Lei do Exercício Profissional da enfermagem (Nº7498/86) estabelece a importância do respaldo nos protocolos institucionais. (Portaria MS 2436/17). As políticas públicas da Secretaria Municipal de Saúde da cidade de São Paulo, conta com a participação efetiva dos profissionais da equipe de enfermagem para o desenvolvimento de suas diretrizes, com a finalidade de proporcionar aos profissionais enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, um instrumento de consulta para orientação de fluxos e atualização de condutas em saúde, garantindo uma assistência de enfermagem qualificada, zelando pela segurança dos usuários do SUS. Descreve as ações de enfermagem, atualizações nas solicitações de exames e prescrições medicamentosas. Abrange a atuação da equipe de enfermagem na assistência ao adulto saudável e aos pacientes com comorbidades e DCNT.
Para comentar este documento, você deve acessar sua conta ou registrar nova conta. Em seguida, selecione o texto que deseja comentar e pressione o botão com o lápis. Se você é uma pessoa com deficiência, clique no link/botão "Acessibilidade/ Contribuir na consulta pública".
A redução de danos também inclui o objetivo de alcançar a abstinência, se assim for desejo do usuário.
Desta forma, a frase como está pode ser dúbia.
Sugiro alterar este trecho para:
- Decidir em conjunto com o usuário o objetivo terapêutico a ser atingido diante do uso prejudicial de SPA. Para isto, o profissional deverá compreender a relação estabelecida pelo usuário com a droga; os fatores de risco e fatores protetivos envolvidos. Poderá incentivar práticas que visam minimizar os danos sociais e à saúde associados ao uso de drogas, esclarecendo que o cuidado será realizado, mesmo quando o intuito não for atingir a abstinência total da droga.
Do mesmo modo, práticas de redução de danos podem ter como objetivo final a abstinência do consumo da SPA.
O(a) profisisonal enfermeiro(a), poderá obter orientações e respaldo técnico-científico através da PORTARIA Nº 1.028, DE 1º DE JULHO DE 2005 que disserta sobre a Redução de Danos.
Boa tarde meu nome e Thirzá Azevedo Queiroz e gostaria de informar que contribui na elaboração dessa parte do protocolo, e pedir que incluísse meu nome na listagem de colaboração.