Javascript não suportado Comentar - Protocolo de Enfermagem - Atenção Primária à Saude da Pessoa Adulta - Protocolo de Enfermagem - Saúde da Pessoa Adulta
Início
Voltar

Protocolo de Enfermagem - Saúde da Pessoa Adulta

Comentários sobre a versão preliminar

atualizado em 27 Maio 2025
Comentários sobre
Oriente usuário sobre fatores de risco modificáveis para evitar doenças e incentive um estilo de vida saudável;  •    Decidir em conjunto com usuário linha de cuidado para uso abusivo de SPA: Redução de danos ou Abstinência; •    Estabelecer com o paciente metas realistas para lidar com a doença, incluindo-o no processo de planejamento do tratamento;  •    Estimular a prática de exercícios físicos e a participação em grupos de atividades, como artesanato, dança, jardinagem, entre outros;  •    Orientar sobre técnicas para reduzir a ansiedade, como respiração profunda, relaxamento muscular progressivo;  •    Elaborar um Projeto Terapêutico Singular, junto com o usuário, buscando o apoio da equipe multidisciplinar ou da equipe de saúde mental da região;  •    Ajude o paciente a refletir sobre seu projeto de vida, o que gosta de fazer, o que lhe dá prazer;  •    Ofertar participação no Programa de cessação do tabagismo; •    Participação dos cuidadores: Identifique o impacto psicossocial sobre os cuidadores. Avalie as necessidades do cuidador para assegurar o apoio e os recursos necessários para a vida familiar, o emprego, as atividades sociais e a saúde; •    Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS).

Comentários (2)


Fora do período de participação
  • Fernanda Fernandes Costa

    A redução de danos também inclui o objetivo de alcançar a abstinência, se assim for desejo do usuário.
    Desta forma, a frase como está pode ser dúbia.
    Sugiro alterar este trecho para:
    - Decidir em conjunto com o usuário o objetivo terapêutico a ser atingido diante do uso prejudicial de SPA. Para isto, o profissional deverá compreender a relação estabelecida pelo usuário com a droga; os fatores de risco e fatores protetivos envolvidos. Poderá incentivar práticas que visam minimizar os danos sociais e à saúde associados ao uso de drogas, esclarecendo que o cuidado será realizado, mesmo quando o intuito não for atingir a abstinência total da droga.
    Do mesmo modo, práticas de redução de danos podem ter como objetivo final a abstinência do consumo da SPA.
    O(a) profisisonal enfermeiro(a), poderá obter orientações e respaldo técnico-científico através da PORTARIA Nº 1.028, DE 1º DE JULHO DE 2005 que disserta sobre a Redução de Danos.

    Nenhuma resposta
    • Thirzá Azevedo Queiroz

      Boa tarde meu nome e Thirzá Azevedo Queiroz e gostaria de informar que contribui na elaboração dessa parte do protocolo, e pedir que incluísse meu nome na listagem de colaboração.

      Nenhuma resposta
      Voltar para o Início