Descrição
Os Protocolos de Enfermagem são instrumentos fundamentais de apoio a uma prática segura, com respaldo ético e legal. Além disso, asseguram a autonomia da categoria, à medida que a própria Lei do Exercício Profissional da enfermagem (Nº7498/86) estabelece a importância do respaldo nos protocolos institucionais. (Portaria MS 2436/17). As políticas públicas da Secretaria Municipal de Saúde da cidade de São Paulo, conta com a participação efetiva dos profissionais da equipe de enfermagem para o desenvolvimento de suas diretrizes, com a finalidade de proporcionar aos profissionais enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, um instrumento de consulta para orientação de fluxos e atualização de condutas em saúde, garantindo uma assistência de enfermagem qualificada, zelando pela segurança dos usuários do SUS. Descreve as ações de enfermagem, atualizações nas solicitações de exames e prescrições medicamentosas. Abrange a atuação da equipe de enfermagem na assistência ao adulto saudável e aos pacientes com comorbidades e DCNT.
Para comentar este documento, você deve acessar sua conta ou registrar nova conta. Em seguida, selecione o texto que deseja comentar e pressione o botão com o lápis. Se você é uma pessoa com deficiência, clique no link/botão "Acessibilidade/ Contribuir na consulta pública".
Sugiro a inserção dos diagnósticos de enfermagem que podem orientar os enfermeiros no momento da avaliação das necessidades associadas ao consumo de SPA. Dentre os quais podemos identificar:
Capacidade de realizar atividades de lazer prejudicada; Processo familiar prejudicado, interrompido ou ineficaz; socialização prejudicada; Ansiedade presente; baixa autoestima situacional ou crônica; risco de suicídio; baixo peso; tremor presente. Dentre outros.
Referência: Artigo original: https://biblioteca.cofen.gov.br/wp-content/uploads/2020/05/Diagn%C3%B3sticos-de-enfermagem-identificados-em-usu%C3%A1rios-de-%C3%A1lcool-e-outras-drogas.pdf