Descrição
O Plano Municipal de Saúde (PMS) é um instrumento central para o planejamento e gestão do SUS. Ele organiza os principais compromissos e iniciativas da área da saúde para o período de quatro anos.
Em 2025 ocorreu a 22ª Conferência Municipal de Saúde que subsidiou as diretrizes para o PMS, também construídas em consonância com o Planejamento Estratégico da Secretaria Municipal da Saúde. A partir disso, as equipes técnicas da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) se reuniram em diversas oficinas para desenhar objetivos integrados que respondessem a essas diretrizes. Depois, as áreas responsáveis apresentaram propostas concretas para alcançar cada um desses objetivos, elaborando metas que materializam todo o processo reflexivo promovido ao longo desse ano.
As estratégias apresentadas partiram da análise da situação de saúde da população e das características e necessidades dos diferentes territórios, considerando as demandas da sociedade e o diagnóstico do controle social. Esta versão preliminar do PMS apresenta esse conjunto de diretrizes, objetivos, metas e seus indicadores. A consulta pública promoverá contribuições para tornar o PMS ainda melhor.
A versão final será publicada depois da consulta pública e será enviada para a avaliação do Conselho Municipal de Saúde, conforme normativas do SUS. Nela, constarão informações completas sobre o diagnóstico situacional de saúde do município. Também haverá a descrição do processo de planejamento para a construção do PMS e relações com outras pactuações do município.
De forma sensível e atenta às demandas da sociedade, este plano apresenta uma grande novidade: após a finalização do seu conteúdo, parte das metas serão detalhadas para mostrar como alguns resultados poderão ser acompanhados no nível das diferentes regiões de saúde da cidade. Esperamos, dessa forma, que o território possa ver as próprias necessidades, desafios e avanços expressos em diferentes metas do PMS.
Contamos com a sua participação!
Informações adicionais
Para conhecer o processo de Planejamento em Saúde e os instrumentos de gestão do SUS anteriores, acesse o link: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/acesso_a_informacao/index.php?p=284332
Para comentar este documento, você deve acessar sua conta ou registrar nova conta. Em seguida, selecione o texto que deseja comentar e pressione o botão com o lápis. Se você é uma pessoa com deficiência, clique no link/botão "Acessibilidade/ Contribuir na consulta pública".
Com.01 laboratório de prótese para todo município dificulta o atendimento.
Falta serviço de implante odontológico no municipio
UBS sem serviço odontológico
UBS Santa Luzia
UBS Lapena
UBS BANDEIRANTES
UBS VITÓRIA
UBS SANTA INÊS
Qual o motivo de ser 01 cirurgião dentista para 02 equipes de PSF
Na coordenação leste de saúde tem várias unidades sem o serviço odontológico, se não tem espaço poderiam usar unidades movel
Necessário rever as filas de espera para especialidades odontológica,se todas UBS os dentista fazem a moldagem para prótese,qual o motivo da filas enormes para CEO
UBS Jardim Jaraguá-KM22 nível IV, com CEO
Diretriz: 2. Assistência.
Objetivos: 2.1 e 2.4 (promoção e prevenção na APS).
Metas relacionadas:
a) 2.1.6 atualização de protocolos de encaminhamento para atenção odontológica especializada e diretrizes de saúde bucal, alinhando fluxos ao novo CEO.
b) 2.4.4 ações de saúde bucal no PSE, potencializadas com um CEO de referência.
Ajuste propositivo: incluir submeta de implantação física do CEO junto à UBS KM22, pois hoje as metas tratam de protocolos e ações, não da obra em si.