Descrição
O Plano Municipal de Saúde (PMS) é um instrumento central para o planejamento e gestão do SUS. Ele organiza os principais compromissos e iniciativas da área da saúde para o período de quatro anos.
Em 2025 ocorreu a 22ª Conferência Municipal de Saúde que subsidiou as diretrizes para o PMS, também construídas em consonância com o Planejamento Estratégico da Secretaria Municipal da Saúde. A partir disso, as equipes técnicas da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) se reuniram em diversas oficinas para desenhar objetivos integrados que respondessem a essas diretrizes. Depois, as áreas responsáveis apresentaram propostas concretas para alcançar cada um desses objetivos, elaborando metas que materializam todo o processo reflexivo promovido ao longo desse ano.
As estratégias apresentadas partiram da análise da situação de saúde da população e das características e necessidades dos diferentes territórios, considerando as demandas da sociedade e o diagnóstico do controle social. Esta versão preliminar do PMS apresenta esse conjunto de diretrizes, objetivos, metas e seus indicadores. A consulta pública promoverá contribuições para tornar o PMS ainda melhor.
A versão final será publicada depois da consulta pública e será enviada para a avaliação do Conselho Municipal de Saúde, conforme normativas do SUS. Nela, constarão informações completas sobre o diagnóstico situacional de saúde do município. Também haverá a descrição do processo de planejamento para a construção do PMS e relações com outras pactuações do município.
De forma sensível e atenta às demandas da sociedade, este plano apresenta uma grande novidade: após a finalização do seu conteúdo, parte das metas serão detalhadas para mostrar como alguns resultados poderão ser acompanhados no nível das diferentes regiões de saúde da cidade. Esperamos, dessa forma, que o território possa ver as próprias necessidades, desafios e avanços expressos em diferentes metas do PMS.
Contamos com a sua participação!
Informações adicionais
Para conhecer o processo de Planejamento em Saúde e os instrumentos de gestão do SUS anteriores, acesse o link: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/acesso_a_informacao/index.php?p=284332
Para comentar este documento, você deve acessar sua conta ou registrar nova conta. Em seguida, selecione o texto que deseja comentar e pressione o botão com o lápis. Se você é uma pessoa com deficiência, clique no link/botão "Acessibilidade/ Contribuir na consulta pública".
Fazer parcerias com o CADES, acompanhar as propostas do orçamento cidadão as propostas dos PRS as propostas do PAS, as propostas do PDE, existem conteúdos nesses grupos úteis para a conservação preservação e para prevenção da saúde do meio ambiente e do bem estar do ser humano e do planeta.
Joaniro Amancio Pereira
presidente do instituto Surep
Departamento SAÚDE SUREP e
SUREP ODS MUNDO 1199590.3753
Implantar matéria escolar, no ensino fundamental, articulado com ciências, com profissionais da saúde, com foco em meio ambiente, para que os alunos de escolas municipais conheçam seu território e comecem participar de sua preservação objetivando conter a proliferação de mosquitos, ratos, animais peçonhentos, entre outros, que possam prejudicar a saúde dos moradores. Exemplo são os córregos próximos área de ocupação irregular, ponto de descarte de lixo, entulho, descarte de alimentos de restaurantes, bares. É uma ideia inicial, provavelmente já tenham outras nessa linha, mas o objetivo é tornar fazer parte do curriculum de ciências no ensino fundamental
As ações podem ser feitas em parceria com os Conselhos de Verde e Meio Ambiente de cada subprefeitura