O Complexo Viário Sena Madureira será composto por dois túneis com 1.651 metros de extensão total, com orçamento de R$ 531 milhões. O projeto atual prevê "um túnel de duas faixas por sentido, priorizando transporte de individual de automoveis. Esta proposta visa mudar a lógica.
REDISTRIBUIÇÃO DAS 4 FAIXAS PREVISTAS:
1 faixa exclusiva para transporte público (ônibus/VLT) cada sentido
1 faixa para veículos particulares (40 km/h máximo) cada sentido
Calçadas ampliadas para 3m com piso tátil e iluminação LED
Ciclofaixa protegida integrada ao sistema existente
SUPERFÍCIE - ESPAÇOS DE CONVIVÊNCIA:
Parque linear sobre os 1.651m do túnel
Compensação ambiental ampliada: 400 mudas nativas (além das 266 já previstas)
Teto verde em toda extensão
Equipamentos de lazer: praças, bancos, playgrounds
Entendo a ideia de justificar o túnel com uma faixa de VLT nele. Contudo, hoje nem mesmo há linhas de ônibus na Sena Madureira. E isso não é por acaso. Na Vila Clementino e na Vila Mariana, bairros abaixo e acima da Sena Madureira, existem diversas ligações por ônibus, sendo realizada pelo binário Borges Lagoa/Pedro de Toledo a conexão com Ipiranga (linhas 5103 e 476A). A Sena Madureira é uma via apartada dos dois bairros, estando na parte mais alta de um e na parte mais baixa de outro, sendo desconfortável acessar a avenida a pé, em especial para pessoas com dificuldade de locomoção. A avenida em si tem poucos pontos de interesse. Acho que ao menos uma linha de ônibus deveria passar por ela, para o acesso a estes poucos pontos de interesse de maneira mais confortável a quem mais tem dificuldade de locomoção, mas é só. Com a verba do túnel, é possível investir em mais ônibus elétricos e na Linha 16 - Violeta e atender melhor as agendas de descarbonização como, por exemplo, a COP30,
A Vila Mariana NÃO QUER TÚNEL. Mas, se fosse construído, qual seria o custo de manutenção da iluminação, ventilação, segurança e limpeza do túnel? Essa passará a ser uma despesa fixa para a Prefeitura de São Paulo.
Esse é um projeto rodoviarista, ultrapassado e refutado pela comunidade da Vila Mariana. O projeto aumentará o volume de veículos, aumentará os congestionamentos, aumentará a poluição, quebrará o bairro ao meio dificultando a circulação de pedestres, as calçadas são estreitas, não tem lugar nem para ciclovia nem para corredor de ônibus. NÃO QUEREMOS TÚNEL.
Exatamente! Queremos progresso e melhorias - o túnel é retrocesso a soluções que se provaram ineficazes. Precisamos de transporte público de qualidade, ciclovias e calçadas seguras para pedestres.
O site do Participe Mais utiliza cookies para criar uma navegação otimizada no site,
para melhor experiência do usuário. Ele utiliza dois tipos de cookies: Necessários e Não Necessários.
Os cookies necessários são imprescidíveis para o correto funcionamento do site,
e não armazenam nenhuma informação pessoal. Os cookies não-necessários realizam ações de desempenho,
de como são realizadas as navegações no site,
para mostrar indices de utilização para que a ferramenta possa ser melhorada no futuro.
Esses cookies podem ser desabilitados, e,
só armazenarão essas informações caso seja informado o consentimento do usuário.
Necessários
Os cookies necessários são os cookies utilizados essenciais para o funcionamento correto da página.
Sem eles, a pagina poderá apresentar erros de exibição.
Não Necessários
Os cookies não-necessários são utilizados para análises de performance e utilização do site,
sendo que os cookies do HandTalk então incluídos nesse conjuto. A desativação destes cookies desativará o HandTalk.
Esses cookies só serão utilizados caso o usuário concorde com sua utilização,
marcando ativado e salvar as configurações no botão de Salvar.
Entendo a ideia de justificar o túnel com uma faixa de VLT nele. Contudo, hoje nem mesmo há linhas de ônibus na Sena Madureira. E isso não é por acaso. Na Vila Clementino e na Vila Mariana, bairros abaixo e acima da Sena Madureira, existem diversas ligações por ônibus, sendo realizada pelo binário Borges Lagoa/Pedro de Toledo a conexão com Ipiranga (linhas 5103 e 476A). A Sena Madureira é uma via apartada dos dois bairros, estando na parte mais alta de um e na parte mais baixa de outro, sendo desconfortável acessar a avenida a pé, em especial para pessoas com dificuldade de locomoção. A avenida em si tem poucos pontos de interesse. Acho que ao menos uma linha de ônibus deveria passar por ela, para o acesso a estes poucos pontos de interesse de maneira mais confortável a quem mais tem dificuldade de locomoção, mas é só. Com a verba do túnel, é possível investir em mais ônibus elétricos e na Linha 16 - Violeta e atender melhor as agendas de descarbonização como, por exemplo, a COP30,
Muito bem argumentado, precisamos de transporte público de qualidade com soluções que respeitem a natureza. Os ônibus elétricos são muito bem-vindos.
A Vila Mariana NÃO QUER TÚNEL. Mas, se fosse construído, qual seria o custo de manutenção da iluminação, ventilação, segurança e limpeza do túnel? Essa passará a ser uma despesa fixa para a Prefeitura de São Paulo.
Esse é um projeto rodoviarista, ultrapassado e refutado pela comunidade da Vila Mariana. O projeto aumentará o volume de veículos, aumentará os congestionamentos, aumentará a poluição, quebrará o bairro ao meio dificultando a circulação de pedestres, as calçadas são estreitas, não tem lugar nem para ciclovia nem para corredor de ônibus. NÃO QUEREMOS TÚNEL.
Exatamente! Queremos progresso e melhorias - o túnel é retrocesso a soluções que se provaram ineficazes. Precisamos de transporte público de qualidade, ciclovias e calçadas seguras para pedestres.