Javascript não suportado TÚNEL MULTIMODAL SUSTENTÁVEL
Início

Processo de consulta pública

Empreendimento Viário Túnel Sena Madureira

Voltar

TÚNEL MULTIMODAL SUSTENTÁVEL

diogobardal diogobardal  •  26/08/2025  •    5 comentários

Código da proposta: 4912

O Complexo Viário Sena Madureira será composto por dois túneis com 1.651 metros de extensão total, com orçamento de R$ 531 milhões. O projeto atual prevê "um túnel de duas faixas por sentido, priorizando transporte de individual de automoveis. Esta proposta visa mudar a lógica.

REDISTRIBUIÇÃO DAS 4 FAIXAS PREVISTAS:

  • 1 faixa exclusiva para transporte público (ônibus/VLT) cada sentido
  • 1 faixa para veículos particulares (40 km/h máximo) cada sentido
  • Calçadas ampliadas para 3m com piso tátil e iluminação LED
  • Ciclofaixa protegida integrada ao sistema existente

SUPERFÍCIE - ESPAÇOS DE CONVIVÊNCIA:

  • Parque linear sobre os 1.651m do túnel
  • Compensação ambiental ampliada: 400 mudas nativas (além das 266 já previstas)
  • Teto verde em toda extensão
  • Equipamentos de lazer: praças, bancos, playgrounds
  • Jardins de chuva para drenagem sustentável

SUSTENTABILIDADE:

  • Painéis solares integrados para energia limpa
  • Corredores ecológicos conectando parques Ibirapuera-Aclimação
  • Programa de educação ambiental permanente
  • Melhoria da cobertura vegetal da região (atualmente 22,69%)

TRANSPORTE PÚBLICO:

  • Infraestrutura preparada para VLT futuro
  • Pontos de ônibus modernos nos portais
  • Conexão com ciclovias França Pinto, Cel. Lisboa e Domingos de Morais

VIABILIDADE:

  • Orçamento: R$ 531 milhões já aprovado
  • Beneficiários: 818 mil pessoas/dia
  • Conformidade: PDE, Política Nacional de Mobilidade Urbana
  • Prazo: Mantém cronograma previsto

Você precisa acessar sua acessar sua conta ou se registrar nova conta para fazer um comentário
  • gabrielgarcia

    Entendo a ideia de justificar o túnel com uma faixa de VLT nele. Contudo, hoje nem mesmo há linhas de ônibus na Sena Madureira. E isso não é por acaso. Na Vila Clementino e na Vila Mariana, bairros abaixo e acima da Sena Madureira, existem diversas ligações por ônibus, sendo realizada pelo binário Borges Lagoa/Pedro de Toledo a conexão com Ipiranga (linhas 5103 e 476A). A Sena Madureira é uma via apartada dos dois bairros, estando na parte mais alta de um e na parte mais baixa de outro, sendo desconfortável acessar a avenida a pé, em especial para pessoas com dificuldade de locomoção. A avenida em si tem poucos pontos de interesse. Acho que ao menos uma linha de ônibus deveria passar por ela, para o acesso a estes poucos pontos de interesse de maneira mais confortável a quem mais tem dificuldade de locomoção, mas é só. Com a verba do túnel, é possível investir em mais ônibus elétricos e na Linha 16 - Violeta e atender melhor as agendas de descarbonização como, por exemplo, a COP30,

    • M. Tereza A. C.

      Muito bem argumentado, precisamos de transporte público de qualidade com soluções que respeitem a natureza. Os ônibus elétricos são muito bem-vindos.

      Nenhuma resposta
    • M. Tereza A. C.

      A Vila Mariana NÃO QUER TÚNEL. Mas, se fosse construído, qual seria o custo de manutenção da iluminação, ventilação, segurança e limpeza do túnel? Essa passará a ser uma despesa fixa para a Prefeitura de São Paulo.

      Nenhuma resposta
      • Adriana Coen

        Esse é um projeto rodoviarista, ultrapassado e refutado pela comunidade da Vila Mariana. O projeto aumentará o volume de veículos, aumentará os congestionamentos, aumentará a poluição, quebrará o bairro ao meio dificultando a circulação de pedestres, as calçadas são estreitas, não tem lugar nem para ciclovia nem para corredor de ônibus. NÃO QUEREMOS TÚNEL.

        • M. Tereza A. C.

          Exatamente! Queremos progresso e melhorias - o túnel é retrocesso a soluções que se provaram ineficazes. Precisamos de transporte público de qualidade, ciclovias e calçadas seguras para pedestres.

          Nenhuma resposta
        Voltar para o Início