Descrição
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB), está realizando consulta e audiência pública sobre o Empreendimento Viário Túnel Sena Madureira, localizado na zona sul do município, abrangendo área da Subprefeitura Vila Mariana.
A obra contém uma enorme importância para região, trazendo melhoria na mobilidade, facilitando acessos entre os bairros Ipiranga, Itaim Bibi, Morumbi, Saúde, entre outos, eliminando pontos críticos de congestionamento entre a Rua Sena Madureira e Rua Domingos de Morais. Ademais, a futura obra contará com uma conexão estratégica entre Túnel Jânio Quadros e a Avenida Ricardo Jafet, beneficiando assim, mais de 800 mil pessoas/dia. De modo geral, o empreendimento comtempla a implantação de um túnel e requalificação de viária sobre o túnel, abrangendo requalificação do sistema viário, pavimentação, sinalização e paisagismo.
A audiência pública ocorrerá no dia 04/09/2025, às 18h00, no auditório do Instituto de Engenharia, Av. Dr. Dante Pazzanese, 120 – Vila Mariana – São Paulo/SP. Durante o encontro serão apresentados os dados já disponíveis sobre o empreendimento e haverá espaço para esclarecimento de dúvidas. A participação é aberta ao público e não exige inscrição prévia.
A consulta pública permanecerá aberta até 04/09/2025. Contribuições devem ser enviadas por escrito, com identificação do interessado, pela plataforma Participe+.
Informações adicionais
O Empreendimento Viário Túnel Sena Madureira contará com 365 metros de extensão, de emboque e 980 metros de túneis, entre pista norte e sul. Compreende também a requalificação cicloviária no trecho sobre o túnel, além da requalificação do paisagismo em seu entorno. Mais informações podem ser consultadas em:
https://prefeitura.sp.gov.br/documents/d/obras/apresentacao_tunel_sena_madureira_final-pdf
Nenhum comentário • 04/09/2025 •
Aproveitar a região do posto de gasolina que está inativo e criar um acesso de conversão, acomodando o fluxo atual sentido Ipiranga que vem pela Domingos de Moares.
Nenhum comentário • 04/09/2025 •
7 motivos pelos quais o projeto é totalmente inútil para o trânsito alegado, exceto para destruir centenas de árvores, atingir o córrego Embuaçu, uma comunidade e sem ligação com a Av. Ricardo Jafet, mostrando o que importa é a construção do inútil túnel (justificando e provando uma ação jurídica!).
2 comentários • 04/09/2025 •
Túnel vai induzir o uso de carros, aumentando a poluição na região e o trânsito no médio prazo, além de aumentar as emissões de gases efeito estufa na cidade. Não faz sentido nenhum esse projeto viário. O que resolve congestionamento é TRANSPORTE PÚBLICO de qualidade.
3 comentários • 04/09/2025 •
O túnel da Sena Madureira removerá mais de 200 famílias e destruirá a nascente do Córrego Emboaçu sem resolver o trânsito. Propomos criar o Parque Souza Ramos, ampliar a Praça Lasar Segall com a área do antigo posto e reorganizar o tráfego, eliminando a conversão à esquerda na Domingos.
7 comentários • 02/09/2025 •
O túnel não resolverá problema de mobilidade algum. Pelo contrário, agravará tanto o trânsito de veículos devido a demanda induzida (conceito já consagrado nos países de 1º mundo e chancelado pela própria CET), quanto o fluxo de pedestres no entorno do Hospital Sepaco e da est. Chac.Klabin do Metrô.
2 comentários • 02/09/2025 •
O projeto atualmente proposto precisa de revisão em dois aspectos relevantes: i) Cruzamento semaforizado do futuro túnel com a Rua Cel. Luis Alves e Rua. Souza Ramos; ii) Rotatória Rua Embuaçu x R. Borebi x R. Itapriás.
7 comentários • 01/09/2025 •
Além de preservar o meio ambiente, criando um corredor verde imenso, o tráfego na região ficará mais fluído, isso significa que ambulâncias e viaturas da PM (polícia ou bombeiros) chegarão mais rápido nas ocorrências. O trânsito diminui a qualidade de vida das pessoas do bairro.
Nenhum comentário • 30/08/2025 •
A Av. Eng. Armando de Arruda Pereira, no trecho que sai do terminal Jabaquara até a divisa com a cidade de Diadema é muito estreita, causando acidentes. Eu mesmo sofri um acidente dentro de um ônibus por conta da falta de espaço para carros e Ônibus.
5 comentários • 30/08/2025 •
além de preservar o meio ambiente, criando um corredor verde imenso, o tráfego na região ficará mais fluído, isso significa que ambulâncias e viaturas da PM (polícia ou bombeiros) chegarão mais rápido nas ocorrências.
4 comentários • 28/08/2025 •
Construir o corredor de ônibus da sena madureira, aumentar a rede de ciclovias, aumentar a arborização da região
4 comentários • 27/08/2025 •
Os moradores da região já deixaram bem claro e explícito que NÃO QUEREM O TÚNEL!!
3 comentários • 27/08/2025 •
Usar o dinheiro para enterrar a fiação, aumentar as calçadas, construir o corredor de ônibus da sena madureira, elevar as ciclovias para evitar invasões e desapropriar o antigo posto de gasolina para melhorar o cruzamento.
4 comentários • 27/08/2025 •
Substituição do túnel por melhorias viárias no binário existente.
3 comentários • 26/08/2025 •
O projeto já foi combatido pela população por seus impactos ambientais e sociais negativos. O túnel pretende apenas levar o engarrafamento na sena Madureira para mais adiante. O que resolve engarrafamento é transporte público de qualidade. É emprego e moradia próximos.
7 comentários • 26/08/2025 •
É inadmissível insistir no modelo rodoviarista fracassado. O dinheiro público deve ser investido em transporte público. Se o mafaldado túnel for adiante, espera-se ao menos que comporte ônibus e tenha ciclovia.
5 comentários • 26/08/2025 •
O Complexo Viário Sena Madureira será composto por dois túneis com 1.651 metros de extensão total, com orçamento de R$ 531 milhões. O projeto atual prevê "um túnel de duas faixas por sentido, priorizando transporte de individual de automoveis. Esta proposta visa mudar a lógica.
Download das propostas ou dos comentários (csv) - Há 17 propostas
Temas
Subprefeituras
Distritos