Javascript não suportado Alternativa ao Túnel
Início

Processo de consulta pública

Empreendimento Viário Túnel Sena Madureira

Voltar

Alternativa ao Túnel

gabrielgarcia gabrielgarcia  •  27/08/2025  •    4 comentários

Código da proposta: 4920

Substituição do túnel por melhorias viárias no binário existente.

A construção do Túnel Sena Madureira não possui custo-benefício adequado, pois elimina em suma a transposição de apenas dois semáforos. A implantação é substituível pela reorganização do fluxo de veículos local e eventualmente alguma desapropriação de menor impacto para comportar uma conexão mais fluida da Sena Madureira com a Mosenhor Manuel Vicente em superfície. A desapropriação do posto de gasolina da esquina da Domingos de Morais com a Sena Madureira permitiria a implantação de uma alça de acesso muito boa, que dividira os fluxos nas direções Jabaquara, Paraíso e Ipiranga e eliminaria um semáforo, conforme imagem anexa. Já para quem vem do Ipiranga pela Francisco Cruz, seria possível desapropriar o imóvel da esquina com a Domingos de Morais para aumentar a quantidade de faixas e organizar melhor que irá acessar a Sena Madureira e quem irá sentido Paraíso. Isso tudo que sugeri não é extremamente necessário, mas traria um efeito similar à implantação do túnel.

Sena1.png
Sena1.png


Você precisa acessar sua acessar sua conta ou se registrar nova conta para fazer um comentário
  • MAURO RAMON

    O túnel não vai resolver o problema existente na região, é um custo alto para um equipamento que prioriza o transporte individual. Basta reorganizar o fluxo de veículos no cruzamento das Ruas Sena Madureira, Domingos de Morais e Monsenhor Manuel Vicente. A medida urgente é desativar o semáforo de quem vem na Rua Domingos de Morais no sentido Jabaquara e querem acessar à esquerda a Rua Monsenhor Manuel Vicente. Uma sugestão é inverter o trecho da Rua Afonso Celso entre a Rua Domingos de Morais e Rua Monsenhor Manuel Vicente para que os veículos com interesse no sentido Chácara Klabin acessem sem a necessidade do semáforo citado. Assim, quem vem do Centro e acessava esse semáforo acessa a Avenida Lins de Vasconcelos antes para chegar à Chácara Klabin e quem vem do lado Jabaquara-Centro acessa a Rua Afonso Celso.

    Nenhuma resposta
    • M. Tereza A. C.

      Ótima sugestão! Bom exemplo de solução descomplicada e menos onerosa, que preserva a comunidade Souza Ramos e o corredor verde da Sena Madureira.

      Nenhuma resposta
      • Lucian De Paula

        A proposta é muito mais barata e razoável do que o túnel
        Mudar a subida da Sena Madureira num cruzamento em X padrão com a Domingos também permite expandir a praça Lasar Segall até a calçada dessa alça desenhada. Melhoraria drenagem, arborização, poderia receber compensação vegetal pelos danos causados pela obra do túnel até agora e permitiria instalação de equipamentos de ginástica ou bicicleta compartilhada
        A prefeitura de São Paulo e a CET já lidaram com outros pontos de avenidas com curva à esquerda que foram eliminados por conta do congestionamento. Na própria Domingos de Morais a CET já removeu o retorno no final da Afonso Celso X Domingos, e também os retornos na Luís Góis X Domingos de Morais, que foram removidos e transformados na praça Michie Akama
        Para quem vem na Domingos sentido sul, o gargalo à esquerda para acessar a Klabin pode ser substituído por um retorno de 3 curvas à direita na rua Cunha, Mairinque e Sena Madureira, resolvendo o trânsito

      Voltar para o Início