Processo de consulta pública
Código da proposta: 5247
A cidade possui calçadas com alta impermeabilização e reformas recentes de calçadas feitas pela prefeitura, além de tímidas, continuam propagando isso, aumentando a carga de água a ser drenada pela rede de águas pluviais.
A cidade possui calçadas com alta impermeabilização e reformas recentes de calçadas feitas pela prefeitura, além de tímidas, continuam propagando isso, aumentando a carga de água a ser drenada pela rede de águas pluviais. Um exemplo notável é a reforma feita nas calçadas de parte da Av. Eng. Luis Carlos Berrini em 2024 que implantou calçadas de concreto liso, sem árvores ou jardins/áreas de grama, inclusive substituindo calçadas com pisos permeáveis que existiam anteriormente no local por piso de concreto liso.
O Plano Emergencial de Calçadas e outros planos similares poderiam utilizar pisos drenantes ou permeáveis e adicionar espaços de jardim, grama e árvores onde possível além de ter sua atuação fortemente expandida como medida alternativa às obras de expansão do sistema de águas pluviais num cenário de chuvas mais severas por conta das mudanças climáticas. Costuma ser financeiramente melhor absorver localmente a chuva do que transportá-la por longas distâncias.
A proposta é que as análises para esta problemática, piloto e massificação sejam incluídas em uma meta especifica do plano.