Descrição
A revisão do Plano de Ação Climática do Município de São Paulo - PlanClima SP é determinada pelo Decreto 60.289 de 2021, que institui o plano, devendo ser realizada a cada quatro anos, sempre no primeiro ano de mandato de cada prefeito. Além disso, a dinâmica das mudanças climáticas, o surgimento de novas evidências e soluções demandam que o PlanClima SP seja periodicamente atualizado, de modo a atingir o objetivo de zerar as emissões líquidas de gases de efeito estufa até 2050 e tornar a cidade mais resiliente às mudanças climáticas, principalmente ao aumento do calor e das inundações.
Assim, desde o segundo semestre de 2024, a Prefeitura vem realizando a revisão do PlanClima SP. Este processo se iniciou com análises sobre a estrutura do plano, das redações das metas e ações, identificando as principais lacunas existentes. No primeiro semestre de 2025, a Prefeitura instituiu o Grupo de Trabalho Intersecretarial (GTI) responsável por coordenar as atividades de revisão. O GTI conta com a participação de 21 secretarias e agências municipais, refletindo a transversalidade das políticas climáticas.
A partir do trabalho do GTI, surgiu a versão inicial do PlanClima SP revisado. Nesta etapa de Consulta Pública, essa versão inicial será enriquecida pela participação ampla da população de São Paulo, que é aquela que conhece efetivamente os problemas do cotidiano gerados pela deterioração ambiental e pelas mudanças climáticas.
Informações adicionais
Plano de Ação Climática do Município de São Paulo 2020-2050: https://drive.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/governo/secretaria_executiva_de_mudancas_climaticas/arquivos/planclimasp/PlanClimaSP_BaixaResolucao.pdf
Nenhum comentário • 15/10/2025 •
Adequar e melhorar os transportes urbanos conforme aos detalhes abaixo, conforme especificados na Lei 12.587/12 (Lei da Mobilidade Urbana), mitigando a crise climática e resolvendo a questão sem fim da capacidade viária, que exige constantemente novos viários.
3 comentários • 14/10/2025 •
Criar o PROGRAMA MUNICIPAL DE AGENTES SOCIO AMBIENTAL, QUE JÁ FOI APRESENTADA A SECRETARIA DO VERDE ( SVMA).
3 comentários • 13/10/2025 •
Implantação urgente de placas e estrutura de preservação das cavas de ouro do Jaraguá, e consequentemente, da preservação ambiental de seu entorno, estão localizadas no bairro do Morro Doce, distrito Anhanguera e Subprefeitura Perus e contam parte relevante da história do território.
Nenhum comentário • 12/10/2025 •
Com uma cidade adensada é importante notar a necessidade de redução de barulho e uso de motores a combustão. Incentivar as entregas com bicicletas, bicicletas elétricas e motocicletas elétricas através da indução do poder público.
Nenhum comentário • 12/10/2025 •
A gestão dos resíduos sólidos e a reciclagem é uma questão estratégica para a cidade. É necessário haver fiscalização da logística reversa (cobrando a fatura das empresas fabricantes) e também ser um centro de inovação, e valorização das cooperativa de reciclagem exploradas pelo mercado privado.
2 comentários • 12/10/2025 •
A Cidade precisa adotar um processo de melhoria contínua na Segurança Viária, para diminuir o número de vítimas (perdas de vidas e lesões graves) no viário da Cidade. O decreto nº 58.717, de 17 de abril de 2019, que instituiu o Plano Municipal de segurança viária deve ser revisto.
Nenhum comentário • 12/10/2025 •
Elaborar, pactuar e implantar o II Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional até 2027 na perspectiva da Justiça Ambiental e Climática.
1 comentário • 12/10/2025 •
Fazer intervenções na segurança viária (SV), salvando vidas e despesas hospitalares, usando soluções baseadas na Natureza (SBN).
Nenhum comentário • 12/10/2025 •
Treinar pessoas para trabalhos profissionais ambientais (compostagem, hortas, plantios arbórios, manutenção de áreas verdes), soluções baseadas na Natureza, formando cooperativas e fazendo justiça climática às pessoas mais simples.
2 comentários • 11/10/2025 •
Mudanças climáticas geram eventos climáticos extremos, redes aéreas são mais vulneráveis que redes subterrâneas, principalmente em cidades arborizadas, e nós queremos ser uma cidade arborizada. Precisamos discutir o enterramento estratégico de mais rede aérea.
Nenhum comentário • 11/10/2025 •
A cidade possui calçadas com alta impermeabilização e reformas recentes de calçadas feitas pela prefeitura, além de tímidas, continuam propagando isso, aumentando a carga de água a ser drenada pela rede de águas pluviais.
Nenhum comentário • 11/10/2025 •
Nos últimos anos vimos a construção de diversos edifícios comerciais com alto potencial de efeito estufa interno (ex.: revestimento envidraçado total) na cidade, isso gera um alto consumo energético para refrigeração e deveria ser desincentivado.
1 comentário • 11/10/2025 •
A transição da iluminação da cidade para lâmpadas de LED representou um ganho de eficiência energética tremendo, porém, abriu uma oportunidade adicional de redução de consumo energético ainda não explorada
1 comentário • 11/10/2025 •
O sistema de drenagem de águas pluviais da cidade recebe uma grande carga de sedimentos e residuos sólidos, exigindo um cronograma de limpeza constante para evitar alagamentos. Esse cronograma pode ser otimizado com tecnologia.
Nenhum comentário • 11/10/2025 •
Diversos países utilizam o esgotamento sanitário como estratégia para coleta de resíduos, seja através de trituradores de alimentos, seja através de papel higiênico. Isso é raro no Brasil e em São Paulo mas pode ser mudado.
Nenhum comentário • 11/10/2025 •
Diversas cidades européias possuem sistemas de coleta de resíduos sólidos que parecem mais modernos que o de São Paulo, uma revisão do nosso sistema pode ajudar com metas já presentes no plano e com a mitigação das mudanças climáticas como um todo.
Nenhum comentário • 11/10/2025 •
A atual escrita da meta 23 deixa aberta a solução de implantação para a zona de emissões, acredito que cabe algum nível maior de direcionamento estratégico para garantir sucesso na implantação.
Nenhum comentário • 10/10/2025 •
Meta: reduzir a poluição sonora na cidade.
Nenhum comentário • 10/10/2025 •
Manutenção da Meta 28 do PlanClima - Financiamento é fundamental e a revisão DELETOU essa ação. Aquilo que é estratégico e estruturante foi removido, como esse ajuste nos fundos.
Nenhum comentário • 10/10/2025 •
Proibir o uso de sacolas plásticas em mercados e comércios
Nenhum comentário • 10/10/2025 •
Não há ações específicas para controle e redução de emissões de gases de efeito estufa durante a fase de execução de obras públicas de de infraestrutura.
3 comentários • 10/10/2025 •
Implantar conjunto de mobiliário contendo bebedouros, banheiros públicos e bancos com encosto e sombreamento, em todas as áreas com grande circulação de pedestres até 2032. Seu foco é proteger cidadãos mais vulneráveis às ondas de calor, como crianças e idosos
6 comentários • 10/10/2025 •
Reduzir o índice de mortes no trânsito para valor igual ou inferior a 3 a cada 100 mil habitantes até 2028, conforme previsto no Plano de Segurança Viária e Plano de Mobilidade Urbana (Decretos municipais nº 58.717/2019 e nº 56.834/2015)
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