Processo de consulta pública
Código da proposta: 5252
A Cidade precisa adotar um processo de melhoria contínua na Segurança Viária, para diminuir o número de vítimas (perdas de vidas e lesões graves) no viário da Cidade. O decreto nº 58.717, de 17 de abril de 2019, que instituiu o Plano Municipal de segurança viária deve ser revisto.
Para redução consistente de mortes e lesões graves no viário da Cidade (que tem aumentado), e tem ceifado vidas e enlutado famílias, deve ser na segurança viária, adotado obrigatoriamente o processo de melhoria contínua, onde cada ocorrência exige análise para identificar a causa e eliminá-la neste local, e em todos os outros da Cidade, com as mesmas características e condições. O Decreto nº 58.717, de 17 de abril de 2019, que instituiu o Plano Municipal de Segurança Viária 2019/2028 e o Comitê Permanente de Segurança Viária (CPSV) precisa ser alterado para incluir obrigatoriamente essa necessidade e introdução de radares de trecho na cidade que diminuam velocidades (salvando especialmente motociclistas e pedestres), evitando perdas de vida.
Os problemas advindos da falta de segurança no transito acabam por implicar em altos custos com despesas hospitalares as quais poderiam ser reduzidas e os recursos revertidos para outras prioridades da cidade. Os acidentes constituem um grande problema ambiental e deve com certeza estar contido do PLANCLIMA, com a proposta de diversas medidas sugeridas as quais reduziriam o desperdício de dinheiro publico hoje na ordem de 20 bilhões ao ano, no Brasil.
Melhoria contínua é um princípio básico e muito bem-vindo em qualquer política pública, parabéns pela proposta!